Franquias da Sony que merecem voltar e estúdios que podem dar conta do recado.

Pouco mais de 20 anos atrás, a Sony lançava a marca PlayStation e chegava pra mudar o mercado de videogames. Com seis consoles, entre eles dois portáteis, várias IP’s foram criadas e muitas delas continuam em poder da marca japonesa. Algumas já estão fora do mercado a algum tempo e merecem voltar, desde que pelas mãos de estúdios capazes para não estragar as ótimas memorias que todos temos com tais jogos. Então resolvi fazer uma lista de algumas possibilidades e trazer aqui pra vocês.

São muitas e tenho uma lista pré feita já, hoje vou falar de três:

-MediEvil-

Porque deve voltar:

Lançado em 1998 pela Sony Cambridge Studio (Hoje Guerrilla Cambridge), o jogo agradou por ter um personagem carismático, uma jogabilidade simples e divertida e uma temática de horror com pegada mais cômica, que lembra o filme Estranho Mundo de Jack de Tim Burton (que inclusive é referenciado no jogo). Um action adventure com mecânicas de hack and slash onde controlamos o cavaleiro morto-vivo Daniel Fortesque lutando para libertar o reino de Gallowmere’s do mago Zarok. Parece bobo mas é divertidíssimo e gerou uma sequencia para o próprio Play 1 e um ”remake” para o PSP. Poderia até ser uma alternativa mais ”amigável” pra quem não se deu muito bem com Bloodborne no PS4.

Inclusive o jogo foi alvo de um rumor nas ultimas semanas, mas era apenas um trabalho de um fã.

Estúdio: Sanzaru Games

Localizado na cidade de Forster City na california (Onde a Sony possui um estúdio de controle e desenvolvimento) já é um parceiro da empresa, tendo produzido vários jogos para plataformas PlayStation, entre eles o ótimo e recente Sly Cooper: Thieves In Time para o PS Vita e PS3.

-Patapon-

Porque deve voltar:

Uma das franquias mais amadas do PSP, Patapon é um jogo rítmico com um gameplay bastante único.  O jogador controla uma tribo de Patapons e cada botão do controle reproduz um som diferente, e a combinação desses sons é um comando dado a essa tribo. Por exemplo, circulo, circulo, quadrado, circulo (Pon, Pon, Pata, Pon) representa o comando de ataque. Tem uma arte lindíssima e uma premissa realmente singular. Gerou 3 jogos, todos no PSP. É um ótimo titulo pra ser cross-buy entre PS4 e PS Vita

Estúdio: Queasy Games

Responsável por Sound Shapes, um outro jogo rítmico com muitos adeptos nas plataformas PlayStation. Um estúdio muito talentoso que pode trazer ainda mais inovação pra essa série.

-Alundra-

Porque deve voltar:

Alundra segue o padrão dos jogos de RPG do Super Nintendo: visão de cima, gráficos 16 bits belíssimos e uma ótima história. Se destacou no PlayStation por ser um Action-Rpg e pelos puzzles complicados. Teve uma sequência não direta, com uma história e personagens novos. Seria um ótimo titulo da PSN se houvesse um terceiro jogo com o mesmo estilo gráfico, porém infinitamente melhor trabalhado.

Estúdio: Matrix Software

Quem melhor do que o próprio estúdio que produziu o primeiro jogo da franquia. Situada no Japão, já produziu jogos de séries famosas como Dragon Quest e Final Fantasy. Inclusive tem trabalhado com os ports dos Final Fantasy clássicos para IOS e Anrdoid. Podem fazer algo muito interessante com ajuda do Sony Studio Japan

Comente ai quais outras franquias esquecidas da Sony merecem voltar e se vocês acham que podemos ter algum revival dessas IP’s nos próximos meses/anos.

Lembrando que infelizmente, Crash Bandicoot não esta nas mãos da Sony =(


Você pode seguir e xingar Felipe Mesquita no twitter

E também pode deve assistir o trailer de Fallout 4

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
  • RiptorBR

    Patapon e Twisted Metal [ espero que voltem….]

  • Andy Jordison

    Não sei se é exclusivo mas adoraria que Bloody Roar voltasse. Ou algum jogo de luta da série Gundam. o/

  • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

    Patapon é um jogo que eu quero muito jogar, mas não tive PSP. A franquia que eu mais gostaria que voltasse é Jak, era uma das melhores franquias do PS2 em level design, faz muita falta. Espero que apareça na E3 2015.

    • Felipe Mesquita

      Jak & Daxter é muito foda, pena que por ser IP original da Naughty Dog fica um pouco mais difícil de voltar. Eles tem uma moral gigante dentro da Sony e vivem barrando alguns projetos com propriedades deles. Mas torço pra rolar também.

      • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

        O Hirokazu Yasuhara, designer de Jak II (e dos Sonic de Mega Drive) está na Nintendo hj e fez o Donkey Kong: minis on the move, um desperdício pro talento dele. Vamos ver se ele recebe algo legalcpara trabalhar lá dentro. Se tem uma pessoa adequada para uma nova IP da Nintendo, esse alguém é ele

        • Felipe Mesquita

          É, infelizmente ele ficou meio encostado depois que saiu da ND após o lançamento do primeiro Uncharted

    • Darth Paul Poor Traaais

      Patapon 1 & 2 são clássicos imortais! O terceiro já não empolgou tanto por tentou mudar muita coisa e acabou se perdendo. Não que seja ruim mas a simplicidade era uma das chaves da série.

  • Pierre Oliveira

    Ainda sinto falta de um LocoRoco, não sei em quantas filas e pontos de ônibus eu já joguei o joguinho das “bolinhas”. Seria perfeito para o Vita, ainda mais com o controle de movimento

  • https://www.facebook.com/kairon.ribeiro1 Kairon Ribeiro

    MediEvil /

  • Schmidt

    Gostaria muito, mas muito de ver uma game Ape Scape no PS Vita, quem sabe um Parrapa the Repper e Rogue Galaxy…tanto jogo bom da dona Sony.

    • Felipe Mesquita

      Ape Escape e PaRappa The Rapper seriam duas franquias perfeitas pra voltar como títulos digitais sendo crossbuy e crossplay com PS4 e Vita. E a Level-5 falou que vai mostrar um novo exclusivo para o PS4 na E3, quem sabe não é um novo Rogue Galaxy. Também torço muito

      • Schmidt

        Já que estão fazendo tanto remasterizado…que acha de um Onimusha matotinho nesse bolo?

        • Felipe Mesquita

          Seria bacana, e como a Capcom vem querendo investir em remasters, é possível.

          • Schmidt

            Capcom te escute!!

  • SmokeE3 .

    Amava Blasto! (como ta feio hoje em dia). Mas uma franquia que deve lançar logo e não está tão morta quanto estas citadas é Twisted Metal, algo novo seria bacana.

    • Felipe Mesquita

      Pois é, aquele Twisted Metal de 2012 foi bacaninha, mas não tinha o mesmo espirito dos de PS1 principalmente. Eu gostaria de ver um novo, seja pelo novo estúdio do David Jaffe ou pelos caras da Psyonix que mandam bem nesse estilo de combate de carros.