0

O que esperar do novo ”PlayStation 5 Showcase”

Após a Microsoft ter confirmado seus preços e planos de lançamento para Xbox Series X e o recém anunciado Series S, a Sony finalmente confirma seu mais novo PlayStation 5 Showcase. Coincidência né?

A Sony Interactive Entertainment transmitirá o evento no dia 16 de Setembro às 17h, (horário de Brasília), Com a promessa de mostrar ‘’um pouco mais dos jogos incríveis que serão lançados com o PS5 (e além!)’’ durante os 40 minutos de transmissão.

Uma das razões pra essa demora, é a decisão final sobre o preço. Pessoalmente, duvido que a Sony irá aos níveis da Microsoft em relação ao preço do Series S, que até por conta da proposta, consegue chegar num valor que é impressionantemente baixo. Na melhor das hipóteses, consigo enxergar a versão tradicional a U$499 e a Digital Edition a U$399. Seriam ótimos preços inclusive, e se a notícia for boa, ela deve aparecer no fim do show, se for ruim, e os preços forem maiores que esse, duvido nada ser uma das primeiras coisas anunciadas no evento. 

Se não conseguirem impressionar pelo preço, sobra para a Sony enfatizar mais ainda sua força em um campo que eles já jogam a muito tempo: os jogos

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Outra razão que possivelmente arrastou a data de tal evento, é a dificuldade nesse ano de entregar os jogos nas datas planejadas, causada pela necessidade de mudanças no fluxo de trabalho devido a pandemia. Jogos como Deathloop, Halo Infinite, Kena Bridge of Spirits e outros acabaram sendo adiados para 2021 depois de anteriormente terem sido confirmados para a janela de ‘’Holiday 2020’’. 

Então provavelmente para ter um lineup concreto de jogos para o lançamento e períodos próximos, a Sony deve ter aguardado até que todos os times tivessem mais certeza de quando conseguirão despachar seus jogos.

Mas quais são esses jogos? Spider-Man Miles Morales foi anteriormente confirmado como um jogo de ‘’Holiday’’ então a expectativa é que ele seja o grande chamariz do dia de lançamento. Demon’s Souls é o outro jogo além de Miles Morales que já passou por processo de classificação indicativa em alguns países, o que indica um release próximo também, mesmo que talvez não esteja lá no exato dia que o videogame for lançado, acredito que será bem próximo. 

Demon’s Souls

Dois outros jogos ao meu entender já estão bem avançados também: Sackboy: A Big Adventure, um jogo que pelo que sei foi inicialmente desenvolvido para o PS4, tendo feito a transição nos últimos anos, e Destruction All-Stars, que já vem sendo feito a mais de três anos. São bons jogos para habitar uma janela bem próxima do lançamento, tendo pegadas mais abrangentes em termo de público e elementos de multiplayer.

Como a maioria dos jogos apresentados no evento de Junho são todos esperados como lançamento dos 18 primeiros meses do PS5, podemos ver novos trailers e gameplay de todos, mas imagino que a prioridade será nos de lançamento mais próximo. Seria ótimo ver demos de puro gameplay assim como rolou com Ratchet & Clank Rift Apart, que já vimos bastante. Inclusive ele e Horizon Forbidden West, possível grande release da plataforma pro ano que vem, podem ser duas omissões first-party grandes mas que fariam sentido serem guardadas para outros momentos.

Anúncios de novos first-parties também são possíveis, mas não acredito que veremos algo naquele volume da primeira apresentação (9 jogos da PlayStation Studios foram anunciados em Junho). Um ou dois novos jogos é o máximo que espero ver. Se o persistente rumor de um Silent Hill desenvolvido pelo Japan Studio é real, seria um baita anúncio, e se o desespero estiver alto, sempre existe a possibilidade de um teaser para o próximo God of War mesmo que este ainda esteja alguns anos distante. Mas dificilmente acho que teremos vários anúncios de grande impacto, já que o evento anterior já posicionou bem a promessa de muito conteúdo na plataforma.

Especialmente por que não sei se a ideia da Sony é gastar suas cartas first-party tão cedo, principalmente visto que parcerias e exclusividades com jogos third-party tem sido outro grande foco da plataforma. Acredito que teremos mais anúncios de grandes third-parties no evento, com Final Fantasy XVI sendo o grande candidato especulado no momento, possivelmente vindo até com alguma exclusividade no PS5. Adoraria também se a 2K estivesse finalmente pronta para anunciar de fato o próximo Bioshock. Mas de novo, não sei se existe a necessidade de vários pesos pesados aparecerem, então no campo third-party podemos ter só um anúncio de grande impacto.

Mesmo adiados, Deathloop e Kena: Bridge of Spirits podem aparecer com mais gameplay já que os devs antecipavam mais um showcase antes do lançamento e foram jogos que apareceram muito bem no evento anterior. Resident Evil Village já tem data pra aparecer na Tokyo Game Show Digital e Hitman III tem aparecido algumas vezes já, então podem ser omissões. O mesmo pra Godfall, que já deu né.

Continuo não esperando ver muito de coisas como serviços e especificidades de interface e coisa do tipo. Essas não são apresentações tradicionais igual ocorriam no passado, e essas informações podem ser passadas de outras formas para o público. Nós tivemos um leve vislumbre de poucos segundo em Junho, antes do trailer de Astro’s Playroom, e talvez eles mostrem algo de forma natural assim, mas de novo, acredito que o foco será em conteúdo.

Entramos finalmente no ciclo final de antecipação destes consoles, e até agora, o que vimos foi a Sony conseguir empolgar e movimentar interesse em cima do seu console, o que resta agora é acertar no preço e não errar a mão para conseguir converter o interesse, em vendas duradouras.