0

Xbox Games Showcase – Expectativas e Desejos

A PlayStation fez no mês passado finalmente seu ‘’evento de E3 sem E3’’ para o PlayStation 5, e obteve bastante sucesso. Agora chega a vez da Xbox fazer seu grande showcase, e as minhas expectativas é que tenhamos um show tão bom quanto aquele ou até quando comparado com conferências de E3 recentes da Microsoft, que vem sendo muito boas.

Muito se falou previamente que esse seria um evento para demonstrar os jogos first-party da Xbox Game Studios, mas a expectativa é ver um show quase completo de ‘’E3’’ em relação a jogos, com suporte de alguns third-parties também.

Já tivemos a confirmação que será um evento de aproximadamente uma hora, focado inteiramente em jogos.

Xbox Games Studios

Com o grande investimento feito pela divisão Xbox para aumentar sua produção de conteúdo first-party, acredito que essa é a primeira oportunidade de desfilar quão grande e variado o catálogo do Xbox Game Studios se tornou. Já tivemos alguns jogos lançados esse ano como o Ori and the Will of the Wisps, Minecraft Dungeons, Gears Tactics, e Bleeding Edge, e já existem alguns jogos confirmados ainda para esse ano que com certeza veremos, provavelmente com data de lançamentos, a serem publicados pela Microsoft.

Psychonauts 2, Tell Me Why, Battletoads e claro, Halo Infinite jogo que será lançado junto aos novos consoles. Todos jogos prometidos para esse ano e que vamos ver gameplay e imagino que também as datas de lançamento. Pela forma que a Xbox tem divulgado o evento, Halo: Infinite inclusive deve ser o grande foco da transmissão, e já tivemos a confirmação que será um showcase da campanha.

Alguns jogos já anunciados mas que nunca receberam nem janela de lançamento devem aparecer, como Hellblade II e Everwild, com novos trailers também e possivelmente alguns minutos de gameplay também.

Acho que diferentemente de shows passados, e também os futuros muito provavelmente, acho que eles vão desacelerar um pouco a divisão do foco da conferência nos PC’s, para dar o destaque para a família de consoles Xbox devido ao lançamento. Flight Simulator 2020 e Gears Tactics, jogos focados no público de PC, podem até aparecer mas para focar no anúncio oficial destes jogos também para os consoles Xbox.

Mas o que todos esperam são novos anúncios, jogos que reflitam todo esse investimento e novo comprometimento com a divisão first-party da Xbox.

Passamos uma geração inteira sem uma nova versão de Fable, num período que culminou até com o fechamento do histórico estúdio Lionhead. Nada melhor que o anúncio de um novo jogo da franquia, desenvolvido pela nova equipe da PlayGround Games, para simbolizar essa nova era do Xbox Game Studios. 

Pessoalmente, esse é o jogo que eu mais anseio ver. Gosto muito de Fable 2 e também do 3, que muitos não gostam, e Fable Legends, jogo que foi cancelado antes de um lançamento oficial, é pra mim ainda uns dos jogos mais bonitos dessa geração devido a direção artística.

Algo nessa linha visual e com o tradicional humor britânico da franquia, me faria muito feliz. Quase não vemos jogos de grande orçamento seguirem tons humorísticos nas suas histórias e mundos, e apesar de pessoalmente eu gostar de linhas narrativas sérias também, acho que existe um espaço vastamente não utilizado de jogos que exploram o humor como um de seus pilares. Não deve ser um jogo da janela de lançamento, mas acredito que veremos ele sim na Quinta-Feira.

Forza Motorsport 8 é um jogo que é obviamente esperado, mas apesar do ano de descanso da franquia, é possível que ele não seja lançado neste ano como muitos imaginam. 

Aparentemente a Turn10 vai aproveitar a nova geração para fazer algumas mudanças na franquia e um lançamento pode vir só em 2021, talvez nos 6 primeiros meses de nova geração.

Dos outros estúdios da Xbox Game Studios, eu esperaria mais teasers do que demonstrações mais substanciais como em Fable ou Forza. Undead Labs com State of Decay 3 e Compulsion Games e Obsidian com novas IP’s são bons candidatos. Apesar de ter tido projetos recentes como The Outer Worlds e Grounded, que será lançado em Game Preview essa semana, a Obsidian tem também o time responsável por Pillars of Eternity, e é deles que espero algun anúncio.

Acho que eles podem segurar ainda o anúncio do projeto da The Initiative, estúdio que começou a ser formado apenas em 2018. Mesmo para inXile, que já tem sim planos para jogos futuros, mas está prestes a lançar Wasteland 3 em Agosto. 

Além de projetos de estúdios internos, devemos ver também mais colaborações com estúdios via Xbox Game Studios Publishing.

E é daí que pode vir algo talvez inesperado para alguns que eu adoraria ver. Tanto PlayStation como Nintendo, fecharam nos últimos anos acordos para publicarem jogos baseados no universo Marvel. Ta faltando ai um licenciamento de uma propriedade Marvel para o Xbox também. 

Além de Spider-Man e Iron Man VR na Sony, e Ultimate Alliance 3 com a Nintendo, no momento estão licenciados Avengers, sendo desenvolvido pela Crystal Dynamics e também um jogo secreto dos Guardiões da Galáxia, sendo desenvolvido pela Eidos Montreal, ambos publicados pela Square-Enix. Então não esperaria algo destas propriedades.

Acho que personagens isolados dos vingadores ‘’tradicionais’’ podem gerar um conflito de licenças por conta do jogo da Square. Então penso em heróis como o Demolidor e o Pantera Negra, que poderiam funcionar muito bem em jogos feitos no estilo dos Batman Arkham’s da Rocksteady ou até algo no universo dos X-Men, que eu imagino que seria um sonho de marketing para a divisão Xbox. Um estúdio que cairia bem nesse estilo de jogo é a Avalanche, que usou um sistema parecido de combate em Mad Max.

Pura especulação porém, já que não tenho nenhum conhecimento interno de um acordo desses, mas imagino que Phil Spencer não ficou inerte vendo Sony e Nntendo fechando acordos de licenciamento com a Marvel Games.

Acho que são de colaborações também que podemos ver revivals de IP’s dormentes da Rare. Battletoads foi o primeiro em colaboração com a Dlala Studios e o próximo poderia ser Banjo & Kazooie ou Conker, jogos que representariam bem o gênero de plataforma 3D, que no momento esta bem em alta, no catálogo first-party da Xbox.

Já tem alguns anos que temos visto um ressurgimento de jogos nesse estilo, e acho difícil a Microsoft com esse novo gás nas produções first-party não ter ido atrás de explorar essas propriedades.

E mais projetos que podem vir via Xbox Games Publishing, são colaborações com criadores japoneses. Phil Spencer continua falando que a divisão vem trabalhando para ter mais conteúdo niponico na plataforma, e já vimos que isso de fato tem acontecido com vários third-parties, então talvez já esteja na hora de vermos uma nova IP Japonesa no Xbox Games Studio, algo que não acontece a alguns anos.

Uma das coisas que mais me atrai para o futuro dos jogos da divisão Xbox Games Studios, é a variedade não só de estilos, mas de orçamentos também. Acho que é isso que esse show vai demonstrar.

Em termos de third-parties, acho que pode ser o palco para vermos Todd Howard finalmente mostrar o que de fato é Starfield, novo grande RPG da Bethesda Game Studios, com um trailer contendo gameplay. Mesmo para Volition e um novo Saints Row, propriedade que não vê um jogo novo desde 2013.

Sabemos que a Warner Bros Interactive pretende revelar novos projetos na DC Fandome, mas podem estar limitados a jogos de heróis por causa da temática do evento, quem sabe finalmente vemos o jogo do Harry Potter ou até Back 4 Blood, jogo sendo feito em colaboração com a Turtle Rock, de Left 4 Dead e Evolve. Falando nisso, não acho que vamos ouvir nenhum papo de aquisição no evento, e isso inclui uma possível compra dos negócios da WBI.

Adoraria ver também finalmente o projeto que Ken Levine e a Ghost Story Games estão trabalhando a muitos anos. Ainda na 2K, e isso é um sonho improvável, não seria bacana ver o novo Bioshock, que tem sido desenvolvido por um novo estúdio em Novato na California, introduzido aqui? Vendo a conexão da plataforma Xbox com a franquia, seria um grande momento.

Pode ser que não tenhamos um grande número de third’s no evento, então não espero que todos esses mencionados apareçam. Alguns jogos também podem ficar para o pré-show, que segundo Geoff Keighley terá um conteúdo substancial

Algo que seria incrível de ver nos jogos third-party demonstrados, é a adição deles no game pass já no lançamento. O serviço já conta com todos os first-party da Xbox Games Studios, e já vimos também diversos indies marcarem presença day-one, esse ano tendo Streets of Rage 4 como um bom exemplo. Ver jogos de grande orçamento chegando no serviço já no lançamento seria um baita negócio para chamar atenção do público. 

Pessoalmente, acho um processo bem mais vantajoso para todos os lados do que a ideia de exclusividades temporárias por exemplo, que em relação a nova geração, já vimos a Sony surpreendentemente exercer com grandes jogos da Bethesda como Deathloop e GhostWire Tokyo (e mais alguns a serem anunciados no futuro também)

Não acredito que possamos ver algo das maiores thirds (Activision, EA, Ubisoft, Bethesda, Take-Two) entrando no serviço já no lançamento, mas quem sabe algo de pubs medianas como a Deep SIlver (com o já mencionado Saints Row 5), SEGA, THQ Nordic e Bandai Namco.

Yakuza 7: Like a Dragon já está confirmado para o lançamento do Series X e também para o XB1, e esse é o primeiro Yakuza a ser lançado simultaneamente no Xbox junto de outras plataformas. Não seria um passo ainda maior para nutrir a franquia na plataforma, ter o jogo no Game Pass já no dia de lançamento?, algo que inclusive aconteceu com os releases tardios de Yakuza 0, Kiwami e Kiwami 2 no Xbox.

Bandai Namco tem se mostrada cada vez mais próxima da divisão Xbox, trazendo nos últimos anos jogos como Tales of Arise, Scarlett Nexus e principalmente, Elden Ring, novo jogo da From Software e Hidetaka Miyazaki, para eventos da Microsoft. Ter alguns desses jogos sendo lançados já no Game Pass, e com certeza Elden Ring causaria o maior barulho deles.

Tendo todas estas expectativas atendidas ou não, tenho muita confiança que este vai ser um grande evento para a comunidade Xbox, sendo o começo de uma nova era em termos de software, algo integral para entregar a visão de serviços como o Game Pass.