RELOADING #014 – E3 2015

reloading-14

 

Nesse episódio, Bruno Carvalho, Edu Aurrai  e Felipe Mesquita  falaram sobre o maior Evento do Mundo dos Videogames, comentados as novidades, analisando e avaliando cada uma das conferências de Bethesda, Microsoft, EA, Ubisoft, Sony, Nintendo, Square e PC.

Duração:  191 min

Linha do Tempo do Episódio:

0:01:15 – BETHESDA
0:21:50 – MICROSOFT
1:02:55 – EA
1:17:55 – UBISOFT
1:33:20 – SONY
2:30:30 – NINTENDO
2:46:50 – SQUARE
2:54:15 – PC

ESSE DOMINGO, 21 DE JUNHO DE 2015, O BRUNO CARVALHO ESTARÁ NO SUPER NERDCON EM SÃO PAULO, JUNTO COM O EVANDRO DE FREITAS PARA BATER UM PAPO COM OS AMIGOS GAMERS SOBRE GAMES E PODCATS. ESPERAMOS VOCÊS POR LÁ!

MAIS DETALHES : 

– PÁGINA DO EVENTO
– COMO CHEGAR
– PROGRAMAÇÃO
– INGRESSOS

=====

Comentados:

> Metroid Prime Federations – Trailer + de 50 Mil Dislikes

> Reação de Michael Huber do Gametrailers ao anúncio de Shenmue 3

> Reação da Equipe ao PC Gaming Show

> Nintendo World Championship 2015

> Vídeo de gameplay de Doom com música, efeitos e velocidade dos primeiros jogos

 

CONFERÊNCIAS:

> Bethesda

> Microsoft

> EA

> Ubisoft

> Sony

> Nintendo

> Square Enix

> PC Gaming Show

 

Envie seus e-mails com sugestões, críticas e comentários para ouvinte@reloading.com.br

Siga o Reloading no Twitter @reloadingbr

Curta nossa página no Facebook http://facebook.com/reloadingbr

Assine o nosso Feed http://feeds.feedburner.com/reloadingBR

Ou no iTuneshttps://itunes.apple.com/br/podcast/reloading-atualize-se-gamer!/id991994199?mt=2

Problemas para localizar o Reloading no seu aplicativo de podcasts? Em vez de buscar pelo nome tente usar o link no campo de busca => http://feeds.feedburner.com/reloadingBR

 

Compartilhe:
  • Diego

    Parece ser um cast muito massa. Pena que o player é tão ruim. Trava tanto que deixei pra próxima.

  • Lucas Figueiró

    falae pessoal do reloading, to ouvindo atrasado esse episodio, mas queria deixar um comentario a respeito. Quando o Bruno falou sobre oq fizeram com Metroid eu me identifiquei na raiva, nao acompanho a franquia mas sei oq é pois a Capcom despertou o mesmo odio e desgosto em mim com Resident Evil 5 e 6 (e o 4 tbm), é como se colocassem qualquer idiota pra fazer o jogo q vc gosta sem nem mesmo o cara saber oq é ou estudar um pouco a historia da franquia, parece q se nao fazem remake ou reboot eles nao tem outra coisa a fazer, e se nao tem mesmo é melhor deixar a franquia em paz pq ninguem merece essas aberrações q tem aparecido por aí. Abraço pra equipe e parabens pelos casts q estao cada vez melhor.

  • http://www.cpdd.com.br Estevao “BraMax”

    Galera, mto bom o episódio, parabéns! Só o áudio q tá bem zoado, o mic do Bruno muito baixo, tinha hora q mal dava pra ouvir ele, e volta e meia tocava algum bip/alerta/notificação do nada.

    Sobre as conferências, concordo com vocês, tecnicamente a Microsoft foi melhor, tem jogos pra 2015 ainda, e jogos bons, mas como a E3 se trata mais de SHOW e não tanto de técnica, a Sony – que basicamente não tinha nada pra apresentar pra 2015 – parece q tirou todas as cartas da manga pra não ficar feio pra ela. “Não temos jogos pra 2015? Verdade, mas olha o que teremos num futuro cuja data não vamos falar!”. E claro, é o q todos queriam ouvir. Eu, apesar de não ser fã de Final Fantasy e de nunca ter jogado ShenMue, fiquei feliz de ver a alegria dos outros gamers, é bom ver que ainda temos a capacidade de voltar a ser crianças em momentos como esse.

    A Nintendo mandou muito bem com aqueles muppets – q inclusive são da equipe do Jim Henson (o mesmo que criou Os Muppets – Caco, Pig, Gonzo e cia), mas… aquele StarFox era a versão do Nintendo 64, né? Tá de sacanagem que tão querendo empurrar aquele gráfico de 15 anos atrás como se fosse jogo novo! E todo o resto só comprovou q o Wii U foi um grande fracasso e está realmente morto. Fico feliz de não ter investido dinheiro na Nintendo nessa geração.

    Pra finalizar, a conferência de PC realmente teve problemas sérios de ritmo. Uma pena, pois foram abordados assuntos muito interessantes lá, coisas técnicas que realmente são do interesse do público PC Gamer, mas a execução foi sofrível.

    No mais, podemos dizer que esta foi uma E3 inesquecível!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Valeu, amigo! O lance do som foi devido ao pouco tempo que tivemos entre gravação/edição/lançamento que foi uma correria boa. =)

  • Alessandro Silveira

    Com tantos lançamentos, novidades e surpresas, essa de ficar medindo “qual empresa ganhou” e tal, não tem tanta importância, na minha opinião. No final das contas, os grandes vencedores fomos nós, os GAMERS! Sem essa de #ChupaMicrosoft ou #ChupaSony (mas um #QuePenaNintendo vale :D), daqui pra frente teremos grandes jogos em todas as plataformas!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Acho justo.

  • Roger Vincoletto

    Porque o audio do Bruno é melhor no 99vidas do que no reloading?

  • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

    Tô na metade do podcast aqui, mas tem umas considerações que acho interessantes comentar:

    – O Tomb Raider não tinha demo jogável pelas pessoas, eram os devs que jogavam.
    – BattleCry é bem viciante e ngm acredita! Apesar da direção de arte ser pavorosa (laranja x amarelo, péssima escolha) eu me empolguei bastante com o gameplay. Quero jogar quando lançar.
    – Por fim, a Microsoft não precisa exatamente brigar para fazer no final do dia. As conferências e a E3 são eventos separados. Na verdade, cada empresa marca seu evento em um lugar diferente (o que dá bastante dor de cabeça, pq Los Angeles é uma cidade absurda de grande), no horário que achar válido, mas existe uma convenção informal para ninguém marcar simultaneamente. A da Sony, por ser por volta de 17h em um estádio longe pra cacete, acaba dando comida grátis pra galera.

    Depois passo aqui para dar as impressões de Nintendo e Square-Enix. Abraços!

    • Felipe Mesquita

      Existe sim um acordo meio que informal com a ESA (que organiza a E3) pelos horários, uma vez que ela também divulga e promove as conferencias. Agora não sei aonde você viu que a conferencia da Sony foi em um lugar longe . Ela aconteceu no LA Memorial Sports Arena, que fica na MESMA RUA do LA Convention Center, a uns 10 min de distancia de carro.
      Eu também achei o BattleCry bacaninha, como F2P parece bem honesto. Só não peguei essa vibe que o jogo é viciante sem eu ter jogado

      • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

        O lugar é meio inacessível pq o único meio de alcançá-lo é de carro e, a menos que você seja morador de Los Angeles, dificilmente vai de carro para lá. Eu levei bem mais de meia hora para chegar depois de ter dado de cara com a porta na Ubisoft, já que exigiram que as inscrições fossem pelo Marriot, que fica uns mais de 5 min andando do LA convention center. A Sony é até ciente disso, e por isso todo ano faz um evento com comida grátis e tal. E falo de BattleCry após tê-lo jogado.

        Mas voltando ao assunto principal, acho que a Microsoft não tem interesse mesmo. Esse ano tinha muita coisa pré-programada da Sony, então duvido que eles tenham mudado a programação por causa da boa conferência da Microsoft. A não ser que essa mudança tenha sido para deixar a conferência mais enxuta, dado que todo mundo lá comentava que era a primeira vez na história que se saía de uma conferência da Sony e ainda tinha luz do sol. Aquela que teve o video de como trocar jogos com certeza rolou mudança de script, mas se não mudou naquele ano, duvido que vá mudar nesse.

        Acho que a parada é realmente o fato de que a Sony aprendeu a fazer as melhores conferências e a tratar melhor os jornalistas. Se invertessem a ordem de Sony e Microsoft este ano, o impacto seria praticamente o mesmo, estaríamos falando de Shenmue 3 e remake de FFVII.

        • Felipe Mesquita

          Hmmm agora saquei, você podia ter dado a carteirada logo de cara pô =D. Vi que muita gente foi a pé e demorou uns 40 minutos pra chegar lá e realmente comparado com as outras conferencias da segunda, é o venue mais longe. Mas no geral todas estão ali num raio relativamente próximo.

          O fato é que concordo que é muito difícil a Sony adicionar ou retirar um jogo da conf pra ”ganhar a E3”. Eles realmente mudaram a percepção em relação as press conferences, tanto que tivemos pouquíssimos momentos ruins nesses 3 anos. Até o papo de vendas e números diminuiu bastante. Em entrevistas e declarações a Sony deixou claro que projetos como FFVII Remake e Shenmue 3 já estão engatilhados tem um tempo, o que mostra que eles estão realmente focados em um bom planejamento em relação as conferencias. E algo que você falou é realmente fundamental: Tratar bem os jornalistas. Até porque o intuito deles em lotar o show floor com jogos do Morpheus foi exatamente deixar que os jornalistas levassem ao publico quão interessante pode ser a experiência.

          • http://www.juizcachorro.com/ Roberto Rezende

            Foi mal, cara! Peço desculpa desde já se fui grosso em algum momento, não foi a intenção! É que como sou amigo do Edu no Facebook, ele já sabia que estava lá e acabei não comentando.

            Em termos de tratamento a jornalistas, a Sony é 10/10. Alugaram uma sala top só pra atender qualquer um inscrito como mídia, sem filas, sem nada, e com vários diretores dos jogos presentes (tive a oportunidade de bater um papo legal com um diretor de Ratchet & Clank e outro de Tearaway).

            Só pra fechar, compartilho com vocês a surpresa do próprio Tetsuya Nomura ao descobrir que seria diretor do remake de FFVII, bem interessante http://kotaku.com/how-the-final-fantasy-vii-remake-came-to-be-1713573146?utm_campaign=Socialflow_Kotaku_Facebook&utm_source=Kotaku_Facebook&utm_medium=Socialflow

            E ano que vem seria muito bom ver um de vocês fazendo cobertura in loco da E3. Esse ano foi a minha primeira e a percepção das coisas muda bastante estando lá dentro. Pelo alcance de vocês, é certo que pelo menos uma vaga dá pra conseguir, e tem um ano aí pra se programar pra viajar.

            • Felipe Mesquita

              Esquenta não cara. Não foi grosso nem nada, o vacilo foi meu que não tinha sacado.

              Pois é, vi essa noticia do Nomura agora e parece até piada que um projeto tão grande desse poderia apresentar essa dualidade entre os dois pra saber quem seria o diretor. E mostra que o envolvimento direto com o projeto ainda não começou de fato e que o jogo ta bem longe de um lançamento.

              Valeu ai pelas e dicas e quem sabe ano que vem rola um Reloading na E3 né? Mas eu particularmente tenho muito o que aprender nesse meio ainda.

  • Guilherme Araujo

    Nier é um grande jogo, voltei no tempo de ps1 e joguei a versão japonesa antes, as musicas e a direção de arte do jogo são fodas, se drakengard 3 tivesse o mesmo estilo de jogo “livre” seria foda de mais(mesmo com aquele final bugado) Acho que Nier 2 vai ter kaine como protagonista e sinceramente espero que mantenham mais do game de Nier e menos linearidade de Drakengard 3,

  • Vinicius Ferreira

    Eu acho que eles mostrarem gameplay com o personagem morrendo no final deve ser uma maneira de deixar com cara de que realmente tem alguém jogando.

    Mas na verdade a gente sabe que a maioria dos gamelas são scripitados.

    Uma coisa que diminuiu muito de uns anos pra cá são aquelas pessoas que subiam no palco só pra fingir que estão jogando.

  • Leo_Avena

    Muito bom o programa!
    Ao meu ver a Sony mandou muito bem revivendo o Last Guardian, anunciando o já tão pedido remake de FFVII e apesar dos entraves, um pouco de Uncharted 4. Fora o Shenmue 3, que provavelmente pegou muita gente de surpresa.

    E apesar da PC Gaming Show ter sido realmente bem chata, pra mim a Nintendo ganhou fácil como pior conferência no momento em que mostraram Metroid…esse jogo deveria ser enterrado junto com os cartuchos de ET para Atari…

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Valeu, Leo!

  • SmokeE3 .

    Se serve de prova pro Bruno, no Twitter de No Man’s Sky eles diziam que iam estar na E3 da sony ás 14:30 e pouco tempo antes eles mandaram uma msg de mudança de horário, passaram pra 14:45. Isso aí é a Sony alterando seu portfólio.

    • Felipe Mesquita

      Não cara, eles iam estar no programa pós E3 da Sony no twitch as 14e30 na terça feira. Mas eles perderam o horário e ficaram presos no trânsito. No final das contas eles nem apareceram no programa por que chegaram muito atrasados.

  • SmokeE3 .

    Quem ganhou foi a Sony.

  • Álvaro Xavier

    Meninooooos! vcs acham que existe a possibilidade de a sony lançar um port de Shenmue 1 e 2 pra ps4 ????

    • Felipe Mesquita

      Acho que sim. Comentei em off com o Bruno e o Edu antes da gravação do programa que apareceu ai uns tempos atrás indícios que Sega já tem Shenmue 1 e 2 HD praticamente prontos. Agora que já viram que tem demanda, bem provável de acontecer.

      • Álvaro Xavier

        To no aguardo então, por que a galera tá tacando a faca no mercado livre, tanto no dreamcast, quanto nos jogos.

  • SmokeE3 .

    O jogo que mais quero dessa E3, por mais que tenham muitos jogos incríveis, é o No Man’s Sky.

  • Wilton Pahim

    Olá Bruno, Edu e Felipe!

    Meu nome é Wilton, tenho 30 anos (31 se estiverem lendo este email depois do dia 10 de Julho) e moro em São Paulo Capital. Esta é a 1ª mensagem que mando a vocês no site, conheci o podcast a 2 meses e realmente adorei o tipo “Jornal Nacional dos Games” que realizam, misturando as atualidades do mundo dos games sem esquecer as gerações passadas e usando as sabiamente como base para comparação ao mercado atual.

    Mando este email após ouvir o último cast (baixei o feed na sexta mas só pude terminar de ouvir agora, sou pai a 3 meses de um pequeno gamer, então peço este leve desconto) sobre a E3, o qual também fiquei muito feliz com as noticias dadas principalmente sobre a conferência da Sony em 2 pontos especificos: The Last Guardian e Shenmue 3. Aguardo The Last Guardian (assim como metade do mundo) anciosamente pois lembro muito bem as sensações e sentimentos que tive ao jogar Ico (1º jogo que degustei em um PS2) e o belissímo Shadow of The Colossus e acredito que não sentirei menos do que isso ao me aventurar neste novo mundo de The Last. E quanto a Shenmue 3 (que a outra metade do planeta estava esperando também) o que dizer?! Eu tive um Dreamcast, então vocês podem avaliar o tamanho da minha comoção e alegria com essa noticia, estou embasbacado e sem palavras até agora pessoal. Claro que muitas outras noticias me atrairam a atenção a ponto de cogitar comprar um X-Box One (mas só porque já possuo PS2, PS3 e PS4 é claro) e por isso quero ressaltar os meus parabéns a todos vocês pela excelente cobertura da E3 com ótima edição do cast e meus parabéns também pelos casts anteriores é claro, mostrando a evolução do programa a cada semana.

    Gostaria de realizar 3 pedidos a vocês se possível:

    Essa semana eu finalizei o jogo Alien Isolation que adiquiri mês passado, adorei o game e como fã dos filmes tive uma imersão completa nele, então gostaria de saber a opinião de vocês sobre o game e o que esperar do futuro dos jogos de terror?!

    Junto com o Alien Isolation eu comprei o belissímo The Witcher 3: Wild Hunt. Este será o próximo jogo que mergulharei de cabeça (quando não estiver com a minha mulher Patricia e o meu filho Lincon é claro) e como comprei a midia fisica ele veio com diversos itens (que não listarei, pois já devem saber quais são) da CD Projekt Red em agradecimento por investir “o seu dinheiro tão suado” na compra do game. Então queria saber o que vocês acham dessa iniciativa e se ela pode virar tendência das outras desenvolvedoras de game para atrair consumidores que se sentem prejudicados por pagarem tão caro aqui no Brasil por um simples jogo?!

    E por último, sou hiper fã da saga Silent Hill e queria saber se na escolha de músicas para o encerramento dos próximos casts vocês poderiam usar alguma dos games?!

    Afinal tanto as canções instrumentais quanto a as cantadas pela bela voz da cantora Mary Elizabeth McGlynn são incríveis.

    Deixo aqui o meu muito obrigado a todos vocês e continuem com este grande trabalho. Abraços a todos!!!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Gostei muito do Alien. Outro recente que eu achei bem bacana também é o The Evil Within, do Shinji Mikami, criador de Resident Evil. Não me lembro se comentei no programa ou em off com o pessoal, que achei fenomenal essa atitude da CDPR de fazer esse agradecimento a quem comprou o game. Dá uma satisfação enorme. O modelo deve ser seguido por outras empresas também. Quanto a música, está anotada a sugestão, hehe.

      Valeu pela mensagem e forte abraço pra ti e pra família!

      • Wilton Pahim

        Sim, The Evil Within também adiquiri em Janeiro e adorei o jogo justamente por misturar elementos de Resident Evil (em sua boa época, ou seja, antes do RE4) com Silent Hill. Fora as dlcs que dão um ótimo complemento a história, sendo que foi uma idéia muito acertada em sua última dlc (the executioner) ser jogada com o “cabeça de cofre” para entendermos a sua história e ainda em 1ª pessoa. E obrigado pelo seu ponto de vista em meu comentário Edu, abraço!

    • Felipe Mesquita

      Bom cara, primeiramente parabéns pelo seu filho e também um muito obrigado pelo seu comentário e feedback.

      Em relação as suas perguntas, eu acho que com o mercado iminente de Realidade Virtual, o genero de terror vai ser um dos melhores para validar essa experiência. Como você é dono de um PS4 recomendo ficar de olho principalmente em dois titulos que estão pra ser lançados esse ano: Until Dawn e SOMA. O primeiro é mais famoso e já sai em Agosto e traz um clima bem bacana de slasher movie, já o segundo é um survival horror bem na pegada do Alien Isolation que você curtiu bastantee vai ser lançado em Setembro. Vou deixar uns links aqui pra você conferir se ainda não conhecer os games
      https://www.youtube.com/watch?v=hMpN7emTq4c
      https://www.youtube.com/watch?v=16JDOSi7mgA

      No caso da atenção que a CD Projekt Red deu aos gamers nessa edição fisica do Witcher 3 eu achei fantástico e meio que faz o nosso suado dinheiro valer no jogo.
      Muito obrigado mais uma vez pelo seu feedback, espero que continue ouvindo e comentando.

      • Wilton Pahim

        Obrigado mesmo pelas dicas Felipe. Eu só tinha ouvido falar do titulo Until Dawn e desconhecia o SOMA. Vou ficar atento para o lançamento desses games, e concordo com você que a Realidade Virtual seria uma grande alternativa para o genêro de terror/horror nos games atuais. Estaremos de olho por aqui, abraço e obrigado mais uma vez meu amigo.

  • Luan Alves Neves

    FInalmente o programa tem 3 horas? Aeeeeww /(º3º)/

    Espero que não fique muito parecido com o 99 vidas da E3, mas vou ouvir de qualquer jeito!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Pode ouvir que ficaram dois programas bacanas, eu garanto! =)

      • Luan Alves Neves

        Aposto que ficou sim. o

        o caminho pro trabalho na segunda é sempre o melhor por causa desse cast!

  • Darth Paul Poor Traaais

    Ótima avaliação dos “Três Terrores”! Mas a frase do cast foi “No Super Trunfo da Vida, “Sonhos” ganha de “Retrocompatibilidade”. Carvalho, Bruno

  • Caio C

    Esse novo Zelda é a mesma coisa que o jogo do Pateta e Max do SNES. WTF

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Caraca… Pior que lembra mesmo… Goof Troop multiplayer.

  • https://www.facebook.com/junior.itikawa Junior Itikawa

    Eitr …. que jogo lindo, melhor Indie :v

    http://eitrthegame.com/

  • Jefferson dias

    Olha…essa E3 só não foi melhor…porque a Valve não quis participar da brincadeira <3
    E eu discordo da retrocompatibilidade agora nessa geraçao, ele deveria ter sido ofereçida na geração anterior.
    Quem ganhou a conferençia foi a nostalgia…ops… a sony 🙂

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      No começo do PS3 até tinha, via hardware, mas cancelaram pra baixar o preço do console.

      • Felipe Mesquita

        Xbox 360 tem retrocompatibilidade. Ele suporta quase 500 títulos do Xbox original

  • Mateus F. Zanatta

    É, a conferência da Sony teve muito a ver com saudosismo, mesmo. Porque o que me empolgou nela foi Horizon e Uncharted 4.

    Eu nunca gostei muito de Final Fantasy, porque não gosto muito de RPGs de turno em videogames, gosto mais de jogar em mesa. No caso de games eu prefiro RPGs de ação. Então não foi algo que me pegou, mas entendo a empolgação porque tenho muitos amigos que possuem uma nostalgia imensa por Final Fantasy 7.

    No caso do Shenmue 3, esse é um que eu não joguei porque não tinha um Dreamcast, mas queria jogar na época. Apesar disso, com a quantidade de jogos de mundo aberto de hoje em dia, também não me empolgou. Mas o pessoal que jogou os dois primeiros sempre tá falando disso nos fóruns e parece realmente ter uma paixão grande pelo jogo.

    Desses 3 títulos saudosistas, só o Last Guardian me chamou a atenção de verdade, por causa do Shadow of the Colossus, mas, ainda assim, foi mais algo do tipo “ah, finalmente eles vão lançar isso, como será que vai ser?”. Provavelmente vou jogar só depois de um tempo que for lançado, para realmente ter uma noção da jogabilidade e do plot do jogo.

    Eu gostei mais das conferências da Bethesda, da Ubisoft e da Microsoft, que me apresentaram mais coisas que eu queria jogar. Fiquei impressionado com a física do For Honor, por exemplo. Pareceu ser um ótimo jogo de luta com armas, no qual sua espada não vai simplesmente atravessar o boneco adversário e ele vai continuar de pé, como se não tivesse sido atingido por nada.

    E o prêmio da edição especial de Fallout 4 é demais, pra mim.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Pois é, pra galera que não foi pega pelo saudosismo foi mais fácil notar que a conferência da Sony foi ok, mas a da MS foi melhor. Agora, pegando o tanto de gente que foi atingida por ao menos um dos três anúncios, a Sony se saiu melhor. Chega a ser engraçado e muito bacana.

      • Mateus F. Zanatta

        sim, isso ficou bem visível nos comentários dos sites de games. O pessoal ficou maluco com esses três anúncios, rs.

        Eu acho que é meio o que o Bruno falou, a Sony sabe fazer hype muito bem, porque isso abafou as novidades da microsoft e vai continuar sendo falado por muito tempo. Mas, dessa vez ela tem que conseguir entregar, porque ela ainda não divulgou nada para esse ano e muitos títulos dela ficaram sem data de lançamento. No ano passado ela também não lançou muita coisa no final do ano e o Driveclub e The Order acabaram não correspondendo às expectativas.

        O que vai me fazer comprar um PS4 no final do ano vão ser o Uncharted 4 e o Street Fighter 5 que realmente lançam no início de 2016 e, não sei se vocês viram, mas a Sony disse que vai começar a fabricar e vender o ps4 no Brasil em outubro desse ano com uma boa redução do preço de R$ 3999,00. Isso me empolgou, pois eu não comprei até agora por não ter garantia de 1 ano nos consoles do mercado livre, rs.

        • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

          Vamos ver até quando a Sony vai conseguir ganhar no grito. Esse ano eles gastaram a munição sem dó, mas uma hora a estratégia vai ter que mudar. Quanto ao PS4 nacional, chuto que uns 2000 reais seria um preço alcançável.

          • Mateus F. Zanatta

            Eu chutaria um valor próximo a esse também e, se houverem aquelas promoções camaradas no fim do ano, uns 1500 em promoção (torço pra isso, pelo menos).

            E, só pra avisar, eu gosto dos casts longos que vocês fazem. Pra mim vocês não precisam tentar manter eles com uma hora ou algo parecido.

            muito bom o cast, falando nisso. Esse já virou meu podcast favorito de games, ao lado do 99vidas.

          • Felipe Mesquita

            Acho que até menos porque o preço dele hoje já está ali entre 2000-2200 em lojas como o Submarino. Acho que deve bater de frente com os 1500-1700 que o XOne é vendido hoje. E em questão de munição, a Sony gastou foi pouco porque ela jogou tudo em acordo second e third party e exclusividades temporárias. Tem ai ainda uns 6 ou 7 estúdios first party dela que estão silenciosos.

  • Mateus F. Zanatta

    Eu concordo com o Edu e também não me empolgo com ‘No man’s sky’ pelo que vi até agora, porque não gosto muito de jogos muito abertos onde você pode fazer qualquer coisa e não tem um objetivo definido. Eu fico muito perdido nesses jogos e não tenho muito tempo disponível pra jogá-los direito e aproveitar a experiência. Acabo com a sensação de que poderia ter gastado o tempo progredindo na campanha de um dos outros jogos que eu tenho que ainda não joguei.

    E, pelo jeito, ‘No man’s sky’ vai ser um jogo desses, porque já faz uns 2 anos que eles estão mostrando ele e tudo o que o cara fala nas apresentações é “olha como o universo é grande e cheio de planetas e estrelas, muito grande mesmo”. Mas não fala se haverá objetivos, estória e coisas assim.

    Infelizmente, não é para mim.

    Agora, o ‘Uncharted 4’ me empolgou bastante na conferência da Sony.

  • pfnino

    Parabens pelo cast, valeu muito a pena, que venha mais reloadings de 3 horas =)

  • Roberto Crumbo

    Fala ai, blz? Tô no início deste episódio, mas o podcast já tá bem legal… Só uma paradinha incomodando um pouco que eu preciso comentar: vocês ficam falando demais das apresentações, formato e timing da conferência em si; onde a empresa pecou em ter ou não mostrado. Mas o que mais me interessaria ouvir é sobre os jogos e suas perspectivas sobre eles. Ironicamente, vocês reclamam das conferências onde os jogos são deixado um pouco de lado em detrimento aos bastidores, e neste episódio os jogos só estão sendo uma camada pra dizer se a apresentação, como formato, foi legal ou não…

    Espero que eu não tenha parecido muito ranzinza. Curto pra caramba o trabalho de vocês.
    Abraço

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Nada cara, entendo perfeitamente o seu ponto. A questão é que realmente queríamos falar do evento como um todo, infelizmente desagradando a turma que gostaria de ouvir apenas sobre os jogos. Valeu pela opinião e espero que você consiga dar pelo menos um B- pro programa, hehe. Forte abraço!

  • Rafael de Sousa

    Que bom poder ter acompanhado essa E3, especialmente o anúncio de FF7 Remake. Esse jogo ficou marcado pra mim na época que joguei, e mesmo tendo terminado ele 3 vezes, agora fiquei com vontade de jogar novamente.

    A melhor coisa na conferência da Nintendo foram os Muppets, passei muito tempo revendo e rindo da dança da estrela do Mario. Esperava mais dos jogos.

    A conferência do PC só não foi tão ruim pra mim, porque eu acompanhei pelo Hangout do Jogabilidade. Eles colocaram na tela estilo Pip, a conferência do PC, a da Sony Latam, o Master Chef, e de quebra o vídeo do Shia LaBeouf gritando DO IT.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Sim, eu também me diverti muito com os bonequinhos, inclusive acho justo fazerem amiibos com eles.

  • http://nerdindie.blogspot.com.br Sergio Rodrigo

    Ainda to ouvindo o cast, mas desde ja quero parabenizar a TODOS sobre a otima cobertura dessa E3 😀

    E que venha The Last Guardian <3

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Obrigado, man! A gente teve uns probleminhas com o software que usamos pra gravar o áudio (acho que tu deve ter notado), mas, ainda assim, o programa foi feito com todo o carinho.

  • Robson Gonçalves

    Ah… meu veredito com relação as conferências!

    A melhor conferência eu tenho que partir em duas categorias:
    A mais objetiva – Microsoft
    A mais emocionante – Sony

    A pior sem duvidas foi a PC Gaming Show!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Justo.

  • Lucas Vinicius

    Conversa do Eurogamer com Kensuke Tanabe, produtor responsável pela linha Metroid Prime.

    http://www.baixakijogos.com.br/noticias/metroid-prime-verdade-esqueca-wii-u-ele-so-deve-sair-nintendo-nx_811490.htm

  • IsraelArraes

    Que E3 foda! Sony e Microsoft estão de parabéns, principalmente a Sony por motivos que a gente já sabe. Eu bem que avisei no realoding 10 que a Sony tinha a vantagem do silêncio e do inesperado, ninguém esperava nada por parte dela.
    E ela aproveitou pra abalar as estruturas da internet gamer! 3 Vezes! Quem dera se toda E3 fosse essa emoção, me senti até fraco quando a conferência acabou…
    OBS: Campanha por mais realoding de 3 horas. 😛

  • Aurélio Dantas

    Não sou fã de Metroid e não tenho um Nintendo Wii U, os únicos jogos que joguei da franquia foram o Hunters e o Zero Mission e não estou entendendo o ódio dos fãs ao novo jogo.

    Primeiro, “falta de respeito”? Falta de respeito é atitude desses “fãs da Nintendo”, se eles fizessem um jogo porno hentai da Samus com um Metroid, aí sim seria falta de respeito mesmo. O Federation Force é um SPIN-OFF de um SPIN-OFF da série que tem um modo multiplayer diferente e que eu que não sou fã de Metroid, vi muitas similaridades com um outro jogo da franquia, que é o Hunters e vi muita gente concordo com esse ponto de vista e por favor Metroid teve até jogo de Pinball, então né, menos pessoal.

    Segundo, se é a que Nintendo pegou a ideia de outro jogo e mudou o nome para Metroid, o que é improvável já que é parecido com o Hunters, e daí? Ela já fez isso antes, um exemplo é o Star Fox Adventures, que era para ser um outro jogo e com outro nome, mas como o Game Cube tava precisando de franquias fortes, foram lá e mudaram para Star Fox e na época não houve 10% da revolta com Metroid… E olha que para quem jogou o Adventures sabe que o jogo NÃO TEM NADA de Star Fox, a discrepância não se compara, inclusive apesar das ótimas reviews o jogo foi criticado por causa dessa diferença, mas não deixou de ser um sucesso de vendas, então menos hate pessoal.

    Após a E3 de 2015 estou com mais vontade de comprar um Wii U do que um Xbox One (Tenho um PS4), EU não me interesso pelas IPs da Microsoft (Halo, Gears e Forza) e não teve nada de novo na conferência dela de explodir a cabeça, não vale o investimento. O Wii U tem vários títulos exclusivos que já estão lançados e serão lançados que são do meu interesse, do que foi mostrado nesse Direct: Star Fox Zero, estava querendo saber ALGO do título, o que me mostrou já agradou, Mario Tennis: Ultra Smash título novo exclusivo do Wii U, sou fã dos jogos de esporte do Mario sendo que Golf e Tenis são os meus favoritos e é claro, o título que mais esperava saber algo: Gen’ei Ibun Roku#FE eu sou APAIXONADO pelas duas franquias e agora que finalmente foi mostrado algo deles eu estou MALUCO, gostei muito do que foi apresentado do título e é um system seller PARA MIM.

    • IsraelArraes

      Cara, os usuários de WIIU não querem spin off de spin off, eles querem jogos principais, eles querem um metroide de verdade! Eles precisam!Eles não tem paciência pra esse tipo de jogo(e eu não os julgo por isso), afinal eles não possuem o apoio das third. Eu acho que foi falta de respeito com o consumidor sim. Não é por que essa prática foi adotada antes, que tem que se repetir. E olha o console em que ela foi praticada: No Gamecube! Não preciso dizer mais nada em relação a se ela funcionou ou não. Não teve essa revolta toda por que na época o mundo não era tão globalizado quanto é agora, sem falar que pouca gente tinha gamecube.
      Até agora a Nintendo tava segurando a barra do console até bem, desde o lançamento de Pinkmin 3 até splatoon, a Nintendo estava lançando jogos de qualidade numa regularidade razoavelmente boa.
      Porém o que eles vão ter nos próximos 2 anos???Zelda, Star Fox que dividiu opiniões…E acabou. Como foi dito, a E3 que vem é pra falar do novo console de mesa da Nintendo. Se a conferência dela chamou sua atenção, ótimo, mas a situação é grave.

      • Aurélio Dantas

        O jogo será lançado o Nintendo 3DS, em que na geração passada recebeu um jogo de PINBALL e um “prequel” do que foi anunciado, me parece ok, e eles precisam? Não tem paciência? Por favor me poupe, estão parecendo meu sobrinho birrento de 5 anos de idade, quando não compram o doce que ele quer e começa a chorar.

        O último jogo “relevante” que saiu exclusivo para o Vita foi uma TRADUÇÃO DE UM JOGO de PSP a um ano e meio atrás, a Sony não falou de Vita durante a conferência dela na E3 desse ano e o jogo mais aguardado é um jogo de DANÇA de um dos RPGs que tem mais fãs hoje em dia! Já imaginou se a Nintendo soltasse um Samus Dancing All Night? E não vejo essa “falta de respeito”, o pessoal dá risada e fala pobre no Vita, leva numa boa.

        Como você mesmo disso, acabou de ser lançado uma nova a IP que a Nintendo continuará investindo com atualizações, o Splatoon e fora isso tem esse ano: Super Mario Maker, Yoshi’s Woolly World e Xenoblade Chronicles X, Fatal Frame, Devil’s Third, Animal Crossing, Mario Tennis, Star Fox Zero… 8 jogos exclusivos… Me parece bem servido, não? Mais de um jogo por mês até acabar o ano, tá melhor que o PS4, sem contar que ainda estão sem data para ser anunciado o Gen’ei Ibun Roku#FE, Zelda e Harvest Moon e olha espiral da decadência Nintendo nunca confirmou que o NX será um console de mesa, ela foi bem clara no anúncio que será um “novo tipo de conceito de plataforma de games.” e parafraseando um certo trailer que soltaram…. “Let us embrace whatever it brings.”

        • IsraelArraes

          O que é que VITA tem a ver? Tipo, eu nem falei dele. O Vita também é outra plataforma abandonada. A diferença é que ninguém espera mais nada do Vita, já do WIIU muitos esperavam um Metroide ou Star Fox decente. Nem Zelda os caras fazem o favor de mostrar ou trazer informações.
          Você pode até me ofender e me comparar ao seu sobrinho, esse tipo de atitude é comum de quem está de trás de um PC e ao invés de dialogar, provoca. Nada disso vai mudar o fato da conferência ter sido pobre e patética.

          “(…)e olha espiral da decadência Nintendo nunca confirmou que o NX será um console de mesa, ela foi bem clara no anúncio que será um “novo tipo de conceito de plataforma de games.””

          Não foi confirmado, mas o gênio presidente da Nintendo América já deixou escapar que vai ser.

          http://www.acasadocogumelo.com/2015/06/presidente-da-nintendo-pode-ter.html
          http://nintendonews.com/2015/06/nintendo-nx-home-console/

          A falta de respeito está na postura de nunca ter demonstrado interesse no que o consumidor quer. Nem pra reconhecer os erros do WIIU a Nintendo se dar ao luxo. Uma IP nova ou novo Metroide demonstraria um apoio na plataforma e a quem pegou o console, mas nem isso.
          Se você gostou da conferência, ótimo bom pra você, mas isso que a Nintendo está fazendo com o WIIU vai refletir e muito em sua próxima plataforma. Se as coisas já não estavam indo bem antes com o apoio ao WIIU, avalie sem.
          Se ela não tiver nenhuma ideia genial e revolucionária pro próximo console, pode ter certeza que ela irá vender menos ainda que o próprio WIIU. Afinal, ela está frustrando sua própria fanbase que já não é muita coisa.

          • Aurélio Dantas

            Primeiro, não quis ofender você, me referi a massa dos fãs (levando o fanatismo ao pé da letra mesmo) da Nintendo e por isso disse “estão”, se sentiu ofendido peço desculpas, não foi meu intuito e falaria a mesma coisa que disse com você na minha frente ou não.

            Trouxe o Vita para a discussão para criar um paralelo, falam que o “Wii U não tem jogo” e mostrei uma referência em uma plataforma contemporânea que não tem jogo de verdade e onde pegaram um título amado do público, Persona, e desvirtuaram ele em um gênero totalmente diferente, assim como estão acusando fazer com Metroid… E OLHA! Não tem ninguém fazendo petição ou falando que a Sony vai falir, que ela é sem vergonha, que é uma puta falta de sacanagem, respeito e etc.. E não tem que falar mesmo e por que os fãs da Nintendo estão reclamando de “barriga cheia”? Isso me deixa indignado.

            Me desculpe, mas parece que ainda não entendem a Nintendo depois de quase 4 anos de Direct… A Nintendo não é igual a Sony ou Microsoft, que precisa vender toda sua hype durante a E3, até porque ela não está na E3, ela encontrou o seu próprio formato, ela daqui a 3 meses que vêm pode soltar um Nintendo Direct Metroid e anunciar um para Wii U em 2016, por isso todos os títulos do Digital Event são para esse ano, ou ninguém percebeu a falta de qualquer comentário da “franquia anual” da Nintendo durante a apresentação do Digital Event? Ainda mais que irá completar 20 anos em 2016.

            Se for trazer algum rumor, por favor que seja de algum site sério, tipo o Siliconera que CONFIRMOU que o Final Fantasy VII remake seria lançado antes do anúncio da E3.

            • IsraelArraes

              Se quer encarar como rumor, fique a vontade, mas se trata de um discurso do presidente da Nintendo América.
              E sobre essa conversa de que a “Nintendo é diferente da Sony e microsoft” pra mim não cola, ela pode até ter métodos diferentes de apresentação, mas o objetivo é o mesmo, pegar o nosso dinheiro. Não é mérito nenhum fazer esse formato, muito pelo contrário.
              Quem ver Nintendo Direct é um público específico(basicamente fãs), a E3 é vista por jornalistas e gamers do mundo inteiro, se ela tem algo pra mostrar deveria ser lá, e não nas direct que ela faz, afinal ela precisa vender WIIU pra quem é fã da empresa, mas também pra quem não é. Ou você acha que as Direct tem tanto apelo a chamariz como a E3? óbvio que não.
              Ai já posso entrar em outro problema da Nintendo, ela tem que parar de fazer tudo pra ela, pensando nela. “Não nos contentamos com a E3, então vamos fazer nossa própria mini conferência mensal” ou seja lá quando for. E como você disse, ela PODE anunciar algo, PODE fazer uma conferência. Caso ela anuncie algo, pode ter certeza que não terá metade da visibilidade que poderia ter nessa E3. É uma tática fraca.
              Então eu parto pra outro ponto, não é por que a Nintendo tem o seu modo de ser e fazer as coisas, que deveríamos entender e ser passionais. Muito pelo contrário, não estamos mais nos anos 80/início dos 90 em que ela dominava o mercado e todos tinham que correr atrás dela. A Nintendo que tem que entender como as coisas são agora, e reconhecer que tem uma forte concorrência. E a maneira como essa concorrência se promove é melhor que a dela. Isso pode ser refletido nas vendas do próprio WIIU. A E3 não deve ser subestimada.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Parceiro, pelo que eu notei você é fã de Final Fantasy, correto? Esse ano, um novo Metroid estava forte na lista de boatos para a E3, assim como o remake do VII. Para exemplificar a raiva que a galera ficou desse Metroid Futebol Safado, pense se, no lugar do tão esperado remake, na verdade fosse mostrado um jogo estilo chibi como no trailer de World of Final Fantasy, onde ignorassem tudo o que jogo é de fato em prol de uma bobeira que poderia sair até pra mobile. Aposto que pelo menos com o bolso você votaria.

      Não fiquei tão revoltado quanto o Bruno, mas também achei uma tremenda sacanagem usar o Metroid (considerando todo o seu retrospecto de excelentes jogos) pra lançar esse esse joguete sem-vergonha. E sim, é fato que, apesar dos pesares, a Nintendo tem a maioria de exclusivos desde o início da geração.

      • Aurélio Dantas

        Então Edu, primeiro parabéns pelo o programa, estava muito bom como sempre, adorei que vocês fizeram um cast de 3h, deve ter sido um trabalho desgraçado editar tudo isso… Indo ao tópico, já iriamos entrar em outra discussão sobre se o Remake tivesse sido o World of Final Fantasy, mas eu entendo o seu ponto, por exemplo, a Square fazendo teaser de um anúncio do Final Fantasy VII e anunciando aí um port para PS4 do mesmo jogo de 20 anos atrás, faria como você disse, não compraria o jogo, mas nem de longe eu faria todo esse estardalhaço ou iria apoiar que alguém fizesse.

        Eu não vejo problema em você não gostar de um jogo, ou achar que ele não condiz com a franquia (o que eu defendi no meu ponto de vista, que não é o caso desse Metroid) e expressar isso, mas ficar usando coisas como falta de respeito, fazer petição para mudar o nome do jogo, só porque a empresa não fez o jogo que VOCÊ queria, acho muita criancice, ainda mais os “fãs” literalmente cegos de ódio, sem tentar entender do que se trata o jogo.

    • Caiometal

      Olha, eu preferia um novo Metroid 2D ou 3D mas concordo com alguns pontos seus.

      Depois de ter lido esse artigo (http://kotaku.com/everything-we-could-find-out-about-that-new-metroid-gam-1712003930) até que não estou ligando tanto porque o próprio Hunters não era Metroidvania e tinha muito mais ação. Mas como falei, óbviamente um Metroid propriamente dito é melhor.

      Mas ainda assim entendo a decepção e raiva das pessoas como cheguei a ter no momento que vi.

  • Pierre Oliveira

    Pô, faltou o print dos arquivos que o Edu falou! Haha

  • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

    Se as previsões do Felipe valem, a minha vale também! =D

    • Felipe Mesquita

      Pra que isso Edu? Ta ficando feio… =D

      • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

        Previsão reconhecida pelas pessoas ainda por cima.

  • Leandro alves

    Esperando ouvir a reação dos podcasters sobre a E3. E sinceramente, só o anúncio de cinco games ali, destruíram os outros jogos a serem anunciados.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Opa! Volta aí depois pra deixar a sua reação também, man!

  • pfnino

    Muito obrigado!!!!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      De nada!

  • https://www.facebook.com/junior.itikawa Junior Itikawa

    Horizon Zeo Dawn melhor nova IP da E3

    encerro aqui vossa excelência ….

  • https://www.facebook.com/junior.itikawa Junior Itikawa

    servidores explodindo com tanto download … tá meio complicado baixar esse programa

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      É, hoje deu uma zoada mesmo, o bichinho não tava aguentando, hehehe

  • Arlorf

    Enquanto a Sony tá ouvindo a galera e dando o que o povo quer, a Nintendo está indo de encontro ao que seus fãs pedem. Cadê Metroid, F-Zero, Mario Galaxy? Sou fã da Nintendo desde o Nintendinho, mas cada vez gosto mais da atenção que Sony e Microsoft dão aos seus usuários.

    Fiquei com tanta raiva desse novo “Metroid” (que só é Metroid no nome) que me senti bem ouvindo a esculhambação que o Bruno deu nesse podcast. Tudo que estava entalado aqui, ele expressou perfeitamente.

    • Caiometal

      Olha, eu concordo completamente mas F-Zero pode esquecer que não vem. O jogo vende menos que Metroid. Eu amo os dois jogos – muito mais o segundo – mas as duas infelizmente vendem muito pouco. ;-;

      E realmente esse metroid é um aborto, é feito pela Next Level se não me engano, a mesma que fez Luigi Mansion 2. Mas omo diabos aprovaram isso? Acharam que isso iria substituir um Metroid até sair um Metroid Prime 4? Se o Prime é muito complicado, por que não fazer um 2D? Por que o filho da puta do Sakamoto (um dos criadores de Metroid e que fez merda no Other M) não faz um já que ele tá responsável por um metroid 2D?

      A Nintendo precisa de uma reforma urgente de alguns funcionários há anos. O Iwata precisa sair também – mas não devemos culpar apenas ele, ainda mais porque o Yamauchi já fudeu a Nintendo desde o 64 até gamecube – e voltar a ser um desenvolvedor.

      Enfim, tenho um Wii u (comprei esse ano), tenho cinco jogos e tenho mais uns 15 jogos exclusivos excelentes pra comprar mas o console precisa melhorar muito pra vender, apesar de que EU não tenha problemas com ele no sentido geral pra jogar. Pretendo comprar um 3DS e um ps4, apesar de ter comprado um ps3 esse ano pq tinha um 360. XD

      • Arlorf

        Concordo plenamente. Se a Nintendo não quer gastar dinheiro com um Metroid 3D pra Wii U, faz um 2D. Aliás, hoje em dia, acho que pelo tempo que não sai um Metroid 2D, eu teria preferência pelo 2D. Super Metroid e Metroid Fusion são fantásticos, mas já faz mais de 10 anos que saiu o último Metroid 2D.

        Na pior das hipóteses, melhor não lançar nada, do que dar esse tapa na cara dos fãs. E é isso que faz as pessoas se afastarem cada vez mais dos consoles Nintendo.

        • Caiometal

          Não é? Um Metroid 2D pro Wii u seria foda! Imagine um Metroid 2D com sprites em 3D.

          Mas pior que isso não vai mudar tão cedo se não houver uma mudança geral. :/

      • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

        Cara, a ideia que eu tive, que o Bruno corroborou, foi a de que pegaram um jogo qualquer e só colocaram o nome Metroid de zoeira. Foi muito decepcionante.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      De acordo.

    • Robson Gonçalves

      Inacreditável o numero de pessoas que deram dislikes… e isso são apenas aqueles que se deram ao trabalho de avaliar!

      Tava achando que foi coisa do Cid do Não salvo igual ele fez com o Latino!

  • Maychol Andrade

    Edu Aurrai, aqui está o texto que prometi sobre nosso teste com o HoLoLens na E3 2015:
    http://vgbr.com/2015/06/19/e3-2015-testamos-o-hololens/

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Opa, valeu Maychol! Vou conferir certamente!

  • Rodrigo Souza

    Eu vou comprar um PS4 por conta de Horizon, Last Guardian, FF7, FFworld e Shenmue 3 (apesar de n ter jogado os dois.

    • Robson Gonçalves

      Juntando grana desde agora!
      Só espero que o PS4 fabricado no Brasil faça com que eu tenha que pagar muitas “Dilmas” a menos!

      • Rodrigo Souza

        Em outubro sai, e provavelmente os preços caiam aos poucos e bastante quando começar a sair as primeiras unidades.

  • Schmidt

    Não estava esperando nada dessa E3, visto que já a alguns anos o evento estava perdendo relevância, mas tive grandes surpresas que me fizeram pular do sofá com tanta coisa boa e alguns dos meus sonhos sendo atendidos!!!! Esse ano a discussão boba de quem venceu a E3 não tem valor….esse ano nos gamers vencemos!! Temos de tudo para todos e muito de bemmmm bom!!!!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Ah, eu vou te falar que tava com esperança de no mínimo ser maneira a E3. E que bom que essa expectativa foi atingida e superada! =D

      • Schmidt

        Fiquei igual uma criança…. Pulando e gritando de felicidade hahahhahahahah

  • Schmidt

    Inacreditável essa E3 2015…..não esperava nada de nada, mas foi surpresa e sonhos realizados!!! E3 do amor!!!! The Last Guardian, remake FFVII, Shenmue 3 e Uncharted 4…….que foda!!!

  • Caiometal

    Em termos de conferência: Ubisoft>Sony>Bethesda>Microsoft>Nintendo>EA>Square>PC
    Em conteúdo e jogos>Sony>Square>Microsoft>Bethesda>Ubisoft>Nintendo>EA>PC

    Depois dessa e3 quero muito mais um ps4 do que um xone.

    Agora vou falar da nintendo. Então, depois desse direct controverso e fraco, vou dar minha opinião sobre toda essa rage e decepção geral.

    Formato do direct

    Começando obviamente pelo direct. No quesito conferência em si o
    formato é extremamente divertido, a parte dos muppets foi bastante
    criativa, assim como as partes de mario maker com outros personagens pra
    representar os games que iriam aparecer. No entanto, a parte negativa
    começa pelo fato de ter MUITA CONVERSA com desenvolvedor. Isso é bom? É.
    Mas deveria ser algo relativamente curto, não ficar 10 FUCKING MINUTOS
    ou mais pra falar sobre algo que já conhecemos como é o caso do Yoshi.
    Se for o caso de um jogo novo, tudo bem uns cinco minutos mas nessa
    parte realmente precisam dar um jeito. Enfim, acho que a Nintendo se
    encontrou nesse formato mas precisa aperfeiçoar melhor o conteúdo
    colocado e o tempo de cada coisa.

    Conteúdo retirado

    Alguém me responde porque diabos Fatal Frame, Devil’s Third, Mother
    1, o jogo indie de F-Zero, jogos do virtual console e outras coisas não
    foram mostradas no próprio direct? Quem foi o imbecil que preferiu
    soltar as coisas antes e depois? Quantas pessoas assistem o direct e
    voltam pro canal pra ver os outros conteúdos? Será que alguém da NOA
    pensa nisso? O direct poderia ter sido completamente diferente se esses
    jogos e novidades fossem apresentados ali em vez de perder tempo falando
    e mostrando o que já sabemos ou vimos.

    Sem contar o direct de domingo que poderia estar na própria e3 e faria muito mais barulho.

    Directs e a perda de conteúdo

    Como todos sabem, tivemos directs durante todo o ano revelando tudo e
    mais um pouco sobre o que teremos. Esses directs foram muito melhores e
    com mais conteúdo novo do que o que presenciamos.

    A Nintendo precisa urgentemente balancear os conteúdos e deixar os
    melhores anúncios e novidade para a e3, enquanto os directs comuns ficam
    como algo mais complementar e com jogos menores.

    O que fode com a E3 também é isso e precisa ser corrigido.

    Jogos e novidades

    Tivemos duas novidades para o Wii u e mais nada para 2016. O que
    temos de confirmado atualmente pro ano que vem é o crossover de Fire
    Emblem com SMT e Zelda. Óbvio, ainda tem os directs durante o ano mas o
    que fode é que não há nada e isso vai criar rumores e abrir todo um
    precedente até que as coisas saiam.

    A empresa mostrou vários jogos que já haviam sido revelados antes ou
    mesmo mostrados nas conferências anteriores com pouco conteúdo
    relevante. Mesmo o 3Ds não teve tanto conteúdo mas imagino que um novo
    portátil deve ser anunciado em um ou dois anos já que o console foi
    lançado em 2011 se não me engano.

    Sobre os jogos, nenhum dos dois para o Wii u me interessam. Já os
    anunciados previamente ou que não tinham gameplay são outra história:

    – Realmente curti as mecânicas de Star Fox e achei os gráficos
    decentes. Não são a melhor coisa que o console pode produzir mas também
    não é a pior coisa que já vi. De qualquer forma, não creio que seja a
    versão final. Vou esperar para ver mais trailers até o lançamento e
    torcer para que a Platinum dê um retoque no cenário pra agradar quem não
    gostou dessa parte.

    – Xenoblade, Super Mario Maker, Fatal Frame, aquele F-Zero indie e
    Yoshi Wolly World estão na minha lista junto dos que ainda preciso
    comprar. XD

    A situação muda um pouco com o 3Ds que apresentou:

    – um crossover entre os dois RPGs de Mario que achei muito interessante e pretendo comprar. A melhor coisa que teve de novo.

    – Zelda Triforce Heroes parece legal

    – Fire Emblem Fates que já tinha sido apresentado ano passado e está longe de ser uma novidade

    Metroid Prime Federation Force

    E vamos falar do jogo mais polêmico da conferência. Como muitos devem
    saber – ou não – eu sou um fã louco por essa franquia. Fiquei puto
    quando vi pela primeira vez o que a Level 5 está fazendo e não vou
    comprar de um jeito ou de outro porque não possuo o 3DS. Esperava um
    Metroid novo de verdade e não isso. O diretor de Metroid prime disse que
    um novo 3D daria muito trabalho, então por que diabos não fazem um 2D
    pro Wii u ou 3DS? Por que o filho da puta do Sakamoto que fez merda em
    Other M não faz um 2D que utiliza bem menos recursos? Por que a Retro
    Studios preferiu fazer um novo Donkey Kong a um novo Metroid? Nunca
    saberemos essas respostas mas é bom questionar.

    Sobre o jogo em si, não parece ruim. Tirem o nome Metroid e fica
    ótimo. Eu até gostaria de ver um spin-off que explorasse e criasse
    personagens secundários – porque convenhamos, samus não tem quase nenhum
    – e nos mostrasse um gameplay diferente mas para isso ser aceitável,
    deveria vir um Metroid tradicional junto. Aí sim eu ficaria feliz pra
    caralho e compraria os dois.

    Acho válido as pessoas darem dislike no vídeo do jogo – não em todos
    como alguns vem fazendo – para mostrar que ninguém quer um jogo assim.
    Enfim, acho que é tudo o que tenho pra falar sobre.

    NX, Wii U, futuros consoles

    Ninguém sabe o que diabos é isso, tudo o que sabemos é com base em
    especulação dos próprios fãs e da imprensa. Claro, o diretor de Metroid
    Prime falou que o NX é o novo console mas nada está confirmado. Mas
    ainda assim, não consigo ter certeza até ver o que realmente é isso e
    terei de esperar até a próxima e3 para ter mais detalhes.

    De qualquer forma, tenho para mim que o Wii u é encerrado entre o
    final de 2017 e o segundo semestre de 2018. Hipotéticamente ela anuncia o
    conceito do novo console em 2016, dá muito mais detalhes e mostra o
    console em 2017 e lança o console no período que mencionei
    anteriormente.

    Mudanças para o NX ou o console que vier

    Todos sabem que é preciso mudar completamente o novo console para que
    a Nintendo volte a competir diretamente. O último que tentou fazer isso
    foi o Gamecube e o fez bem, mas com erros crassos como o mini-disco e a
    por não ser algo multimídia como o ps2. Desde então, o hardware é
    abaixo da concorrência. O Wii venceu a geração mas utilizou outro método
    que não poderia ser usado mais uma vez em outro console.

    Esse novo console deve ser muito superior ao ps4 para não cometerem o
    mesmo erro do Wii u e assim trazer as thirds de volta. Além disso,
    precisa de uma novidade impactante como uma junção de pc, portátil,
    android e outras plataformas no videogame.

    Utilizar um único controle dessa vez como foi antes do Wii.
    Periféricos e acessórios até podem existir mas não devem ser
    obrigatórios.

    Eshop precisa de um upgrade, precisam olhar o que Sony e Microsoft
    estão fazendo certo e copiar na cara dura – foda-se, o mercado é assim e
    já fizeram isso com você sua fdp – como a plus – imagine você ganhar
    jogos de 64, gamecube e de outras plataformas em um programa de
    assinatura? Atualmente o online é de graça mas eu pagaria fácil por isso
    e outras coisas -.

    Ou seja, muita coisa precisa mudar, precisa ter umas demissões, gente
    nova na empresa, mais olhos para o mercado ocidental e nas outras
    empresas e uma pesquisa para ver o que o público deseja.

    Já sobre tradução e dublagem, não acho que ao menos os jogos da
    Nintendo precisem disso. Todos são focados primariamente em gameplay e
    não em história – alguns jogos tem história mas ainda assim tem muito
    mais enfoque na experiência jogável e não em enredos – e a maioria dos
    jogos mal possuem uma voz pra ter dublagem. Embora eu concorde que não
    faz mal algum ter essa opção. Mas EU não sinto falta, ainda que entenda
    as pessoas pedindo por isso e ache que seria melhor. Mas por ter saído
    do brasil, isso não vai acontecer tão cedo então não adianta nem
    reclamar.

    Nintendo vai falir?

    Nah, dizem isso desde o 64, não? Não é por causa de uma conferência
    fraca que vai acontecer isso. Concordo que a Nintendo é repleta de
    defeitos e é atrasada em vários quesitos, assim como toma várias
    decisões erradas.. entretanto, não está bem longe de falir. O máximo que
    um dia pode acontecer é ela ir apenas para portáteis e conhecendo a
    empresa, isso só vai acontecer quando houver um fracasso nível virtual
    boy.

    Estou arrependido de comprar um Wii U?

    Não, nem um pouco! O console não é perfeito mas os jogos que estão
    nele e estão por vir me agradam demais. Atualmente possuo um ps3 e o Wii
    u e jogo ativamente nos dois, ás vezes até mais no segundo. Possuo
    apenas cinco jogos (Mario U, 3D World, Smash Bros U, Mario Kart 8,
    Nintendo Land que nunca joguei e nem vou jogar e Wind Waker HD) e
    pretendo comprar os jogos que já lançaram e faltam para mim como
    Splatoon, Bayonetta 2, Pikmin 3, Hyrule Warriors, Wonderful 101, etc e
    ainda comprar os que estão por vir como Devil’s Third, Fatal Frame 5,
    Yoshi Wolly World, Xenoblade Chronicles X, Star Fox Zero e Super Mario
    Maker.

    Enfim, isso é tudo o que tenho para falar sobre essa situação até o
    momento. Obrigado a todos que leram esse “desabafo”.

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Caraca, tava precisando falar mesmo, hein brother, hehehe. Acho que deu mais tempo de opinião sobre a direct do que a gente mesmo no programa. Mas maneiro, valeu!

      • Caiometal

        Pois é, eu tinha postado em outra rede social mas tinha tantas impressões sobre a Nintendo que decidi postar por aí também. 😛

        Sou um “Nintendista”/”Sonysta” que teve um 360 a maior parte do tempo. Mas não é porque somos fã dos jogos dessas empresas (ou das próprias empresas) que temos que achar que tudo o que elas fazem é o certo. No meu caso eu critico a Nintendo e todas as empresas quando acho que estão erradas porque quero que elas acertem. haha Quando acertam, temos que elogiar e parabenizar mas quando erram como a Nintendo errou nessa E3, tem que criticar mesmo.

  • Robson Gonçalves

    TRÊS HORAS E QUASE DOZE MINUTOS!!!!!!!!!!!!!

    O cast deve estar completo! Literalmente!

    Um sonho que se realiza!

    Escutando NOW!

  • Sky

    Vamos ver as reações dessa E3 épica.

  • Carlos Bloodstone

    Tava na maior fissura esperando o/

  • Rafael_SBF

    Saiiiiiuuuu!!!! Fiquei a semana inteira esperando os comentarios de voces! A cada anuncio imaginava a reacao do trio!!! Pooooo bora ouvir!!! To empolgadasso!!!!!

    • http://reloading.com.br/ Edu Aurrai

      Volta aí depois pra dizer o que achou.

      • Rafael_SBF

        Muito bom mesmo o cast pessoal!!!
        Achei otimo a super duracao de 3 horas e confesso que nao me cansei nem um pouco.

        Vou ser sincero que apesar da Sony ter vendido sonhos como o Bruno falou nao consigo por a conferencia dela na frente da MS. Poxa foram mostrados games para o final do ano, ip nova para o meio do ano que vem e ainda gears para o final do ano que vem. Foi muito completa a conferencia dos caras. Imagina se eles continuam nesse ritmo nas proximas E3??

        Mesmo ficando assustado com toda a raiva do Bruno em relacao a metroid haha (parecia que o cara ia explodir), concordo totalmente em relacao a conferencia da nintendo. Poxa so tenho o Wiiu nessa geracao e fiquei puto… esse pessoal da Nintendo e muito arrogante, quer fazer tudo do jeito fechadinho deles. Para mim a conferencia dele era so amiibos amiibos amiibos, porra parecia conferencia da “estrela” ou da “grow”, meu eu quero games, games e mais games. Triste demais essa conferencia.

        Parabens pelo cast pessoal, foi demais ouvir apos essa semana tao emocionante de e3!!
        Abracao