0

Expectativas, previsões e desejos para a E3 2021

Depois de um ano sem E3 onde os eventos das grandes publishers se espalharam por todo o ano, a ESA volta a organizar um evento em 2021. A E3 2021 totalmente digital acontece nessa semana durante os dias 12 e 15 de Junho, e para honrar tradições, empresas como Ubisoft, Xbox e Nintendo voltarão a fazer suas transmissões nos dias pré ‘’feira’’.  A hype já ta tomando conta da internet e todos tem diferentes expectativas, previsões e desejos para esses dias de anúncio. Aqui estão os meus para as principais conferências do ano:


Summer Game Fest Kickoff Live – 10/06 as 15h

Abrindo a temporada de E3, teremos um evento que não é ligado a E3! Geoff Keighley, produtor do The Game Awards e Gamescom Live debutara um show recheado de anúncios, updates e propagandas para abrir sua própria celebração do verão dos videogames, o Summer Game Fest. Num show que deve durar de 90 minutos a duas horas, eu esperaria ver principalmente publishers e developers que não tem seu espaço próprio em alguma das conferências ou painéis durante a semana. Já sabemos que Gearbox e 2K revelarão um novo jogo (que vazamentos indicam ser um spinoff de Borderlands estrelado pela personagem Tiny Tina) e são coisas desse tipo que podemos ver aqui. Candidatos bons são Elden Ring, que promete ser a estrela do evento, jogo novo da Quantic Dreams, talvez revelação de algum título publicado pela Epic Games Publishing (lembrando que eles têm acordos firmados com Remedy, GenDesign e Playdead) e até a Sony pode aparecer com algum trailer seja de um first-party ou de um dos seus exclusivos third-party, já que não terá nenhum evento neste mês. Eu esperaria um show bem decente, mas talvez longo demais como tem sido os últimos do Keighley.


Ubisoft – 12/06

No ano passado a pandemia apresentou a Ubi a chance de ter múltiplos shows em um ano, dessa forma ela dividiu seus conteúdos de uma forma onde seus shows tiveram poucos anúncios inéditos. Eu esperaria a mesma coisa aqui para ser sincero. Já foi confirmado que novidades de Far Cry 6, Rainbow Six Extraction e Rider’s Republic e que não veremos o recém anunciado The Division Heartland. De novidades, acho que podemos ver um anúncio de uma nova IP, claro, de um jogo de ação estruturado em um mundo aberto. Nas duas últimas gerações, a Ubisoft estabeleceu novas IP’s nesses moldes com Assassin’s Creed e Far Cry na sétima geração de videogames, e Watch Dogs e The Division na oitava. Minha expectativa é que algo parecido aconteça aqui, e essa seria uma boa hora para intruduzir tal jogo. Adoraria também ver pelo menos um teaser do jogo baseado em Avatar que está sendo feito na Massive Entertainment, mas talvez já seja pedir demais. E não, nada de um novo (mas ao mesmo tempo tradicional) Splinter Cell, Beyond Good & Evil 2 ou do jogo de Star Wars que foi anunciado no ano passado. O primeiro não existe, o segundo sumiu e o terceiro mal começou seu desenvolvimento.


Xbox e Bethesda – 13/06

No ano passado, o grande showcase da Xbox veio com um foco em destacar o Game Pass, já que a ideia por trás da transmissão era mostrar apenas jogos que fossem fazer parte do serviço. Acredito que esse ano será diferente, e eles terão um showcase mais tradicional mostrando jogos third-party e indies que não farão parte da assinatura no lançamento.

O diferencial esse ano, claro, é a presença da Bethesda dentro do showcase, agora que Zenimax é uma subsidiária da Microsoft. Está óbvio que Starfield será um dos grandes destaques do show, e espero que façam uma estreia de gameplay substancial. Duas previsões que deixo para Starfield também é de que datarão o jogo para Novembro do ano que vem, e que o descreverão como uma experiência de nova geração.

Não acho que a Bethesda terá muito mais, de anúncio, o novo jogo de Harvey Smith na Arkane Austin deve ser revelado, e rumores apontam que é algo involvendo a temática de vampiros. Com certeza é um dos jogos que estou mais ansioso para ver já que a Arkane é uma das minhas devs favoritas. Podem também adicionar mais jogos Bethesda ao Game Pass durante o showcase, mas eu não esperaria mais anúncios da publisher de Maryland.

Pensando no Xbox Game Studios, não acho que veremos jogos como Fable, Perfect Dark, State of Decay 3 e Avowed no showcase, já que não acredito que nenhum deles será lançado no próximo ano. O novo Forza Motorsport também pode não aparecer, não porque não será lançado em 2022 (grandes chances que será sim), mas porque outro Forza tomará o lugar de destaque.

Forza Horizon 5 será anunciado na transmissão, provavelmente se passará no México e terá uma data anunciada ainda para esse ano, com lançamento tanto para Xbox One como Xbox Series. Se tivesse que chutar um mês de lançamento, seria Outubro.

Isso porque em Novembro, é quando acredito que veremos o lançamento de Halo Infinite. Não tem timing melhor que o mês de aniversário de 20 anos da Xbox e do próprio Halo para lançar o novo jogo da franquia. Veremos tanto single player quanto multiplayer, que deve ter um foco maior com um possível beta anunciado para o modo também.

Psychonauts 2 é o outro jogo da Xbox Game Studios anunciado para esse ano, e deve receber um novo trailer com data para Agosto. Sinceramente não sei se veremos mais de Hellblade 2 e Everwild, mas dos first-party já anunciados, são os que vejo com maiores chances de serem lançados no ano que vem, sendo assim eu botaria a minha expectativa de vê-los em 50%. Jogos que tem updates recorrentes como Sea of Thieves e Grounded devem receber novos conteúdos também.

Não acho que veremos anúncios novos de nenhum dos estúdios internos da Microsoft, mas jogos first-party de colaborações com times externos via a Xbox Global Publishing tem uma chance maior, mas mesmo assim não esperaria mais do que um ou dois anúncios. Um bom estúdio candidato para uma colaboração é a Avalanche Studios, que não me parece estar trabalhando em um novo Just Cause para a Square, mas posso estar errado.

Com a volta de grandes third-parties ao seu show, devemos ver mais do novo Battlefield nessa conferência, e não me surpreenderia se a Capcom usasse do evento para anunciar um novo jogo, possivelmente Dragon’s Dogma 2, novo projeto de Hideaki Itsuno que sabemos da existência graças aos vazamentos da empresa.

Não sei qual vai ser a notícia bombástica do Game Pass durante a transmissão, mas não acho que veremos algum grande third-party ser anunciado como adição no lançamento aqui. Vimos que com MLB The Show e Outriders que esses acordos são anunciados próximo ao lançamento, e não vejo nenhum candidato provável no próximo mês. Pode até ser que Battlefield, ou outro jogo que aparecer aqui seja eventualmente anunciado como produto do Game Pass, mas mais perto de sua data de release. Podemos porém ver outros jogos grandes anunciados para o serviço, principalmente títulos japoneses que pularam a plataforma Xbox no lançamento. Sei que muitos anseiam por Final Fantasy VII Remake e Persona 5, e acho que são bons candidatos, mas um ainda mais provável e que vem a mente são os dois jogos da saga Ni No Kuni, publicados pela Namco que tem sido uma parceira boa da Microsoft. Seria ótimo se confirmassem os três.

Acho que teremos um bom show da Xbox , principalmente pensando no potencial que Starfield tem de causar muito barulho.


Square-Enix – 13/06

Square-Enix já teve uma transmissão esse ano que teve um conteúdo até bem bacana. E eu esperaria algo relativamente parecido com aquilo que vimos em Março, mas com alguns anúncios um pouco maiores. Além das novidades sobre Avengers, Babylon’s Fall (que vai receber um beta) e Life is Strange, foi prometido também a revelação do novo projeto da Eidos Montreal. Já se sabe a muito tempo que é mais um jogo licenciado da Marvel, agora dos Guardiões da Galáxia. O que não se sabe ao certo, é se vai ser nos mesmos moldes do jogo dos Avengers, algo com um certo foco em multiplayer e loot drops. Eu espero que vejamos algo na mesma linha de Gotham Knights, jogo da WB Montreal, um action-adventure single-player mas que suporte co-op para múltiplos jogadores. 

Além disso, já vazaram alguns detalhes do rpg de ação Final Fantasy Origin, um jogo desenvolvido pela Team Ninja e que seria uma adaptação mais amigável de Final Fantasy ao ”gênero” Souls. Assim como Babylon’s Fall, deve ser anunciado já com um beta (nesse caso aqui um Alpha na verdade), algo tradicional nos jogos de ação da Team Ninja como os dois Nioh’s. Acredito que esse é um jogo que pode sair na primeira metade do ano que vem, mas não sei se confirmarão uma data vendo que o COVID ainda está afetando agendas e progresso de trabalho de vários estúdios

Falando de Final Fantasy, imagino que todos estejam esperando ver mais de Final Fantasy XVI, que foi anunciado no ano passado. Eu tenho minhas dúvidas, porque esse é um jogo parece ser um dos trunfos da PlayStation no seu ciclo de marketing, já que existe um acordo de exclusividade em cima dele. E apesar da Sony não tem nenhum evento nesta semana, ainda espero que eles terão alguma transmissão durante o verão americano. Ano passado houveram dois showcases de jogos de PS5, um em Junho e outro e Setembro, e ainda um State of Play entre eles. Claro que não tem a necessidade desse número de eventos esse ano, mas devemos ver algo entre Julho e Setembro. Daí a minha dúvida: FFXVI aparece aqui ou num vindouro evento da Sony? De qualquer forma, a expectativa é sim ver mais do jogo neste ano, principalmente porque é do meu entendimento que a intenção da Square é despachar esse jogo em 2022.


Nintendo – 15/06

Pegando seu dia e horário clássico, Nintendo anunciou que terá uma Direct focada em jogos de 40 minutos de duração. Imagino que o desejo de todos é ver algo da sequência de Breath of the Wild, que foi demonstrada apenas uma vez, dois anos atrás. Imagino que teremos algo mais substancial do jogo, principalmente porque estamos entrando num período onde a Nintendo vai intensificar as comemorações dos 35 anos de Zelda. 

Eu sei que não devia, mas quero muito acreditar que esse é um jogo que sairá ainda esse ano, e contra toda a razão vão deixar isso como uma previsão. Imagino que veremos mais novidades relacionadas a Zelda como colaborações em outros jogos e indícios das novas coletâneas no Switch, mas pode ser que Nintendo espere sair Skyword Sword sair para fazer isso.

Acredito que veremos anúncios relacionados às outras franquias fazendo aniversário também. Rumores apontam pra um novo jogo de Donkey Kong sendo anunciado, mas dessa vez desenvolvido no Japão, e eu espero que seja algo diferente dos últimos em 2D, experienciando mais uma vez com 3D na franquia, mas o mais provável é que seja algo relativamente parecido com Returns e Tropical Freeze. Metroid Prime 4 foi rebootado já tem mais de dois anos e seria uma boa ocasião para mostrar o jogo pela primeira vez, e eu espero muito e também acredito que um Metroid 2D completamente novo venha sendo feito em colaboração com a Mercury Steam, responsável por Samus Returns. Pokémon também faz aniversário esse ano mas já temos dois jogos anunciados e datados, e estes podém aparecer apenas durante a transmissão da Treehouse após a Direct.

Falando de jogos que sumiram, quem lembra de Bayonetta 3 que foi anunciado em DEZEMBRO DE 2017?. Acho que passou da hora de vermos algo sobre, e seria muito legal ter um lançamento ainda este ano.

Além disso, imagino que teremos o de sempre de Directs: vários indies interessantes e jogos third-parties já lançados sendo portados para o Switch, porém fiquei com uma dúvida aqui.

Acabamos não tendo um anúncio de um ‘’Switch Pro’’ até o momento, e não teremos na conferência se formos pelas palavras da Nintendo. Se isso acontecer antes da Direct, eu esperaria ver alguns jogos de third-parties que sejam focados e até exclusivos nesse novo hardware. Mas pode ser que nem vejamos nada desse console até lá.


É isso. Apesar de não entender o porque das empresas se aglutinarem na mesma semana para revelarem alguns de seus principais anúncios para o ano e além, é inegável que para a nossa euforia coletiva essa concentração de novidades é empolgante. Veremos daqui uma semana se minhas expectativas estavam no lugar correto para esse ano.