Com grandes publishers como EA e Ubisoft decidindo não fazer nenhuma transmissão nesta temporada da ”Não-E3”, e a Sony optando por fazer um State of Play em vez de um showcase bombástico (que, para ser justo com eles, foi muito bom, considerando todas as coisas), o Xbox + Bethesda Showcase facilmente se tornou a vitrine de jogos mais esperada dessa época (pelo menos até agora). E não é apenas por causa das ausências, também é impulsionado pelo desejo de ver demonstrações de gameplay de muitos dos jogos que foram apresentados antes. Isso, e o que eles podem fazer para compensar o atraso de Starfield e Redfall para 2023.
Os atrasos são dolorosos, com certeza, mas não quando se trata de afetar o número de vendas de consoles, já que a escassez de chips significa que não apenas a Microsoft está fabricando e vendendo tudo o que pode, mas o mesmo vale para seu rival direto. O que isso pode prejudicar são as assinaturas do Game Pass para os próximos dois trimestres, já que as pessoas não receberão os jogos que esperavam para este ano. Para evitar isso, eles precisam manter o bom relacionamento com seu público e controlar a mensagem sobre seus jogos e o serviço.
Por dois anos seguidos, a falta de demonstrações de jogabilidade junto dos anúncios tem sido a maior crítica em relação às transmissões da Xbox. Eles têm muitos anúncios, apresentando-nos o futuro da plataforma, mas são principalmente jogos mostrados com trailers em CGI que não refletem a experiência que teremos. Então, para satisfazer o público e acalmá-lo em relação às narrativas que flutuam em torno de seus jogos first-party, eles precisam se fortalecer com gameplay. Além também de anúncios empolgantes para o Game Pass, que ainda se mantém um excelente serviço, mas que tem sido meio leve em pesos pesados este ano.
Uma ótima maneira de começar seria apresentando gameplay para Starfield e Redfall logo de cara. Comunique que: ”sim, infelizmente, tivemos que adiar esses jogos, mas veja como eles parecem ótimos e ambiciosos, é isso que você terá quando finalmente os despacharmos”. Estou esperançoso em ver ambos com pelo menos cinco minutos de jogo cada.
Além dos já citados, parece que a Obsidian está pronta para mostrar Avowed, um dos jogos que impressionou mesmo com um pequeno teaser em 2020. Especialmente porque Elder Scrolls VI não virá por um bom tempo, tendo ele como seu RPG de fantasia até lá é uma ótima jogada. Eu acho que, infelizmente, isso significa que Fable não será apresentado no domingo. Esse projeto parece estar a pelo menos dois anos de distância ainda, e Avowed parece mais adiantado.
Obsidian provavelmente aparecerá várias vezes durante o evento e, com isso, passamos para alguns jogos que podem ser lançados em 2022. Grounded deve atingir o 1.0 este ano, e Josh Sawyer, o diretor dos jogos Pillars of Eternity, esta supostamente pronto para mostrar seu próximo projeto também. O RPG topdown que tem sido comparado a Disco Elysium e Forgotten City nos bastidores, pode ser lançado este ano. Mesmo que não seja um jogo AAA, o Game Pass precisa desses tipos de jogos tanto quanto precisa dos grandes sucessos, por isso será com certeza uma adição bem-vinda se realmente for lançado em 2022.
As Dusk Falls, uma colaboração entre a Xbox Game Studios Publishing e a Interior Night é outro exemplo de jogo de “orçamento médio” que pode ajudar a preencher a segunda metade do ano. Anunciado em 2020, a expectativa é que ele seja lançado nos próximos meses. O mesmo vale para outra colaboração, dessa vez uma possível entre a Stoic Games, o estúdio por trás da The Banner Saga, e a Xbox Games Studios Publishing. Eles estariam trabalhando em um jogo de ação 2D, com um estilo de arte semelhante ao The Banner Saga. É outro que pode ser lançado nos próximos meses.
Para encerrar os jogos que podemos ver sendo lançados neste fim de ano, são esperados dois grandes favoritos dos fãs. O novo Forza Motorsport vem cozinhando há alguns bons anos e parece maduro para ser totalmente mostrado e lançado como o principal título do Xbox em Outubro ou Novembro. E algo que vem ganhando cada vez mais tração é uma suposta coletânea de Gears of War, um pacote com a trilogia original de jogos Gears remasterizados para a nova geração. O primeiro jogo já recebeu esse tratamento em 2014, e fazer o mesmo para 2 e 3 não apenas atualizaria esses clássicos do Xbox, mas também os levaria a um novo público no PC.
Não espero que todos esses saiam em 2022, mas se tivermos Forza como grande jogo, Gears como uma oferta nostálgica e um ou dois dos jogos menores que mencionei, acho que seria um bom resto do ano.
Voltando a falar sobre jogos já anunciados que podem aparecer com gameplay, estou pensando que um trailer bombástico de Contraband, dos especialistas em games de ação da Avalanche é necessário para nos empolgar com o jogo, já que o trailer de revelação do ano passado não mostrou muito. O outro que resta, acho que veremos é Hellblade 2, um jogo que apareceu de maneira impressionante no Game Awards do ano passado e que deve ser um dos principais títulos do XGS para 2023.
Agora, aqui estão alguns outros que, infelizmente, não acredito que serão mostrados, seja porque possivelmente não estão prontos para isso, ou mesmo porque tem necessidade pelo show já ter tanta coisa. São eles: State of Decays 3, Everwild, Perfect Dark, The Outer Worlds 2, o Indiana Jones da Machine Games, e o já mencionado anteriormente, Fable. Acredito que esses devem ficar de fora do show. Não é um problema, porém, devemos ter muitas outras coisas para nos animar.
E por falar em entusiasmo, e quanto a novos anúncios? Bem, como você pode ver, o Xbox não precisa desesperadamente de novos anúncios, pois eles têm tantos títulos já revelados, mas eles sabem que adoramos o cheirinho de um jogo novo, então eles certamente os terão. Aqui vou lançar uma mistura de expectativas razoáveis, com um pouco de velhas esperanças e sonhos.
Um exemplo de expectativa razoável? Um teaser do Gears 6 após o anúncio da coletânea de remasters. Não espero um trailer grande e longo, apenas algo para nos informar sobre o que esperar e nos empolgar após o excelente Gears 5.
Outra lógica baseada em informações relatadas: O próximo RPG da inXile, criadores de Wasteland e Bard’s Tale. Este projeto é supostamente o título mais ambicioso deles até hoje, sendo um RPG ambientado em primeira pessoa com uma estética Steampunk. Não tivemos muitos jogos de grande orçamento com esse visual por um tempo, então deve ser algo que chame a atenção do público, se for. revelado.
Agora para completar com um sonho, algo que venho pedindo há anos e anos, e vou continuar chorando por isso até conseguirmos: um novo Banjoo-Kazooie. O executivos do Xbox Game Studios e do Game Pass estão dizendo com orgulho que estão trazendo títulos de todos os tipos e gêneros para atender a sua demografia, mas faltam jogos de plataformas nessa área. Sim, tivemos o excelente Psychonauts 2 no ano passado, mas foi mais uma feliz coincidência de pegar um projeto que já estava em andamento há anos, em vez de encomendar um jogo totalmente novo. Eu tenho que acreditar que com todo o dinheiro que a Xbox está gastando desenvolvendo jogos, eles devem ter encontrado alguém para fazer um novo Banjo. A aparição dos personagens provou ser muito popular em Smash Bros Ultimate, mas a Microsoft já está perdendo a janela para aproveitar esta oportunidade para anunciar algo novo.
Eu não acho que eles colocariam nenhuma de suas equipes internas nesse projeto, mas há um monte de estúdios third-party que poderiam ser contratados para fazer isso. Um candidato perfeito para mim seria uma das equipes da Sumo Digital. Eles têm um histórico de desenvolver bons jogos de plataforma e já trabalharam com a Microsoft em jogos first-party antes.
Para completar o lado do Xbox, eu me pergunto se veremos algo da divisão que está sendo administrada por Kim Swift, a responsável pelo desenvolvimento de jogos usando a tecnologia Cloud. Não espero que nada disso seja lançado em breve, mas talvez nos dê vislumbres do que o desenvolvimento com essa tecnologia em mente pode fornecer. Se tivermos algo, pode ser um grande momento para impressionar o público.
Passando para o lado da Bethesda de novos anúncios, estou ansioso para ver Wolfenstein III anunciado. Os dois primeiros jogos e seus spinoffs, desenvolvidos pela Machine Games, têm alguns dos melhores personagens e sequências narrativas dos jogos de tiro em primeira pessoa da última geração, e o II terminou com um cliffhanger bastante épico. É estranho que não tenham circulado muitos rumores sobre um terceiro jogo nos últimos tempos, mas imagino que seja hora de ver isso anunciado.
Tenho certeza de que a Bethesda mostrará outras coisas, como revelar Deathloop para Xbox e expansões para Fallout 76 e The Elder Scrolls Online, mas este pode ser o único jogo novo que veremos no domingo.
Ok, agora que passamos da longa seção first-party, vamos mergulhar no que de third-party pode aparecer.
Nos últimos anos, com o destaque e a importância do Game Pass para o ecossistema Xbox, o slot de third’s tem sido composto de 80 a 90% de jogos que serão incluídos no Xbox Game Pass no lançamento. Não há razão para acreditar que este ano será diferente
Existem alguns jogos de parceiros que não serão lançados no Game Pass que podem ter algum tempo de tela aqui porém. Diablo IV, um jogo de uma marca que apareceu no Xbox Showcase no ano passado, com certeza seria um que as pessoas não se incomodariam em ver, especialmente com a compra da Activision Blizzard surgindo no horizonte. Parceiros habituais como EA e Ubisoft estão pulando seus showcases poróprio em Junho, então talvez algo deles? Um pouco de gameplay de Jedi: Survivor e o primeiro trailer de fato remake de Splinter Cell, certamente deixariam os jogadores empolgados.
Mas a maior parte desse conteúdo deve ser de jogos do Game Pass. Tanto Sommerville quanto Plague Tale Requiem serão apresentados no Tribeca Games Festival alguns dias antes, e ambos devem ser lançados este ano no Game Pass, então é hora de nos dar uma data de lançamento para eles. Infelizmente, devido a eventos mundiais fora de seu controle, STALKER 2 e Atomic Heart provavelmente pularão 2022. Algo que é, porém, completamente compreensível.
Para jogos que estrearam em outro lugar primeiro e podem vir aqui agora, já mencionei Deathloop, que deve chegar ao Game Pass em setembro ou outubro, um ano após o lançamento do PS5. Outros jogos que foram lançados primeiros no PlayStation, como Final Fantasy VII Remake e Persona 5, são desejos de longa data para a galera do Xbox. A Sony parece estar investindo muito dinheiro para tornar Final Fantasy uma marca fortemente associada a eles, mas já faz mais de dois anos. Persona por outro lado parece aos poucos se abrir cada vez mais para outras plataformas. Qual deles chegará primeiro ao Xbox? Acho que Persona vem primeiro, me parece que a Sony ainda está por trás da cortina injetando dinheiro nesse acordo, mas isso é puramente um palpite da minha parte.
Agora, a discussão recentemente foi sobre se o Xbox precisa garantir um grande jogo de terceiros para lançar no Game Pass neste fim de ano para compensar os atrasos. Honestamente, não acho que eles precisem disso, se as ofertas que escrevi aqui vierem, elas ficarão bem sem precisar fazer tal invetimento. Por outro lado, um jogo como Gotham Knights poderia obter um impulso por estar no serviço. A Warner não é estranha a estrear jogos no Game Pass (eles fizeram no ano passado com Back 4 Blood) e poderia usar um jogo que não tem sido bem recebido nos trailers e previews para testar as águas com um projeto ainda maior. Nos bastidores, continuam as conversas de que a WB Discovery estaria interessada em vender a Warner Games, licenciando suas IP’s, e talvez reforçar a base de jogadores deste jogo com números de assinantes do Game Pass, para mostrar o sucesso de suas marcas, pode ser útil para a venda.
Bem, como você pode ver, estou esperançoso por um grande show e estou confiante de que o Xbox entregara algo bacana. Eles também anunciaram que, em 14 de junho, mostrarão ainda mais alguns jogos e nos darão entrevistas com desenvolvedores sobre projetos mostrados no domingo, então isso pode ser um golpe bastante eficaz para empolgar o público.