0

Expectativas para o PlayStation Showcase de amanhã


Já se passaram mais de 600 dias desde que a Sony Interactive Entertainment hospedou um de seus PlayStation Showcases em setembro de 2021. Desde então, apenas o State of Play’s, considerados shows menores, forma produzido. Ao anunciar um show para esta semana, mais precisamente amanhã as 17h (horário de Brasília), a Sony deixou claro mais uma vez o quão diferente eles tratam esses dois tipos de transmissões. Este é o grande momento para as maiores revelações, e esses shows são usados ​​como uma declaração do que está por vir nas plataformas Playstation.

Depois de revelar inicialmente o PS5 em 2020, juntamente com dez anúncios first-party, além de muito mais em termos de software de terceiros, a maioria dos jogos desse período já foi lançada. Chegamos a um ponto em que, em termos de lançamentos futuros do PlayStation Studios, sabemos muito pouco além dos dois jogos de super-heróis da Insomniac, Spider-Man 2 e Wolverine, e as sequências de Death Stranding e Firewall dos parceiros Kojima Productions e First Contact, respectivamente.

Portanto, é mais do que hora de a Sony nos dizer o que esperar para 2023 e além em suas plataformas. O show deve durar mais de uma hora, apresentando ”diversas novas criações de PlayStation Studios, além de jogos incríveis de nossos parceiros e criadores independentes”.

Algumas coisas são mais esperadas que outras, por conta do timing e também de rumores fortes dos últimos anos. Spider-Man 2 com certeza está lá, e é de se esperar que tenhamos um trailer de gameplay ou até uma demonstração um pouco mais longa do jogo em ação. Esse é um jogo que será lançado em 2023, possivelmente em Setembro, e a expectativa é de ter essa confirmação nesse evento. Stellar Blade e Firewall Ultra, jogos a serem publciados pela Sony e também prometidos para 2023 devem ter presença parecida também.

De outros jogos PlayStation Studios já anunciados, pra mim a chance de aparecerem são menores. Primeiro Death Stranding 2, que foi anunciado no último Game Awards. Acredito sim que veremos mais desse jogo em breve, a dúvida aqui é se será nesse showcase, ou no Summer Game Fest que acontece no dia 8 de Junho, já que o Kojima costuma aparecer nos eventos produzidos por Geoff Keighley. Talvez até uma presença divida entre os dois shows?. No caso de Wolverine, acho que ficará para um próximo momento mesmo, já que o foco da Insomniac deve ficar todo em Spider-Man 2.

”Marvel’s Spider-Man 2” Fonte: Divulgação SIE

Seguindo então pras novidades, e as possibilidades aqui são muito grandes. Pensando que o foco aqui são jogos de 2023 até 2025, tenho alguns em mente. Primeiro, que 2023 não deve receber muito além do que já foi comentado, e enxergo como a unica possibilidade um anúncio e lançamento de Helldivers 2 ainda esse ano. A sequência do jogo lançado em 2015 era pra ter sido anunciado no ano passado, e esse deverá ser um dos primeiros exemplos de jogos multiplayer vindo da Sony. O jogo recebeu um grande aumento de escopo em relação ao original, e ao invés de um twin-stick shooter de visão isómetrica, a sequência é um jogo em terceira pessoa com valor de produção bem maiores.

Outro que foi confimado, porém não exatamente anunciado, é o projeto multiplayer no universo de The Last of Us, sendo desenvolvido pela Naughty Dog. Esperaria ver esse jogo oficialmente anunciado, podendo receber até um beta durante o ano para aproveitar o momento que vive a franquia por conta da série da HBO. Trailer de gameplay explicando o básico da premissa é o que eu esperaria aqui. Lançamento? só no ano que vem mesmo.

Mesmo caso acredito ser o de outro spin-of multiplayer, o do universo de Horizon que está sendo desenvolvido em alguma capacidade dentro da Guerilla já fazem 5 anos. Essa é outra franquia que vive um momento propicio para um anúncio do tipo, e se de fato for algo na veia de um Monster Hunter no mundo de Horizon, acredito que será muito bem aceito. Outro que pode receber um trailer misturando CGI com gameplay.

Ainda nas iniciativas multiplayer, o projeto com a recém adquirida Firewalk Studios também esta maturando faz tempo. O jogo dirigido por Ryan Ellis, diretor criativo original de Destiny, carrega a expectativa de ser tanto uma nova IP para a PlayStation, quanto um dos principais projetos dessas iniciativas de serviço. Espero ver esse jogo anunciado com certo destaque aqui.

”The Last of Us Multiplayer” Fonte: Divulgação SIE

Com sequências e projetos de franquias famosas listados, um lugar onde sinto que a Sony está devendo são novas IP’s de cunho single-player. Aparentemente existem muitas em produção, porém tem duas que me instigam curiosidade e acho que também estão num ponto propicio para serem demonstradas.

A primeira é um jogo de horror sendo feito na Firesprite. O estúdio de Liverpool foi comprado pela SIE em 2021 e lançou esse ano junto da Guerrilla o jogo de PSVR2 ”Horizon: Call of the Mountain”. Esse outro projeto seria um jogo de aventura com temática de terror, e acho um candidato para ser algo tanto para o PS5 quanto para o PSVR2. A Sony prometeu para esse showcase jogos para seu novo headset de realidade virutal, porém não espero muita coisa pra ele sinceramente, e faz muito sentido que ela tenha projetos que funcionem para ambas suas plataformas para maximizar os recursos de alguns de seus estúdios. Não me espantaria em um lançamento em 2024 para esse titulo também.

Outro que me chama a atenção, é o projeto que Cory Barlog vem desenvolvendo na Santa Monica Studio. Ele não dirigiu God of War Ragnarok exatamente por estar trabalhando em um conceito e pré-produção dessa sua nova empreitada. Não acho que esse é um jogo que terá lançamento em 2024 ou talvez até 2025, mas com certeza o cacife por trás de Barlog e do estúdio dariam um gás pela recepção positiva de um anúncio do projeto, facilitando até o processo de recrutamento para que o jogo entre agora em produção total. Acho que esse é um daqueles candidatos para cativar o público com um teaser prometendo grandes coisas para o futuro, uma estratégia clássica da Sony.

Acredito que em termos de first-party seria isso. Muitos estúdios ainda ficariam de fora como Bend, London Studio, Bluepoint e Sucker Punch, que apesar de obviamente estar trabalhando em Ghost of Tsushima 2, não tem muito o porque mostrar o jogo agora, principalmente porque a Sony ira publicar Rise of the Ronin, jogo que lembra muito o Ghost, e este jogo desenvolvido pela Koei Tecmo deve ganhar um novo trailer, já que é prometido para 2024. Seriam muitos jogos mostrados, até mais que os 9 de 2020, mas pelo tempo em silêncio, acho possivel a maioria dos mencionados aqui darem as caras. E mesmo com esse número, ainda existiriam muitas incógnitas do que alguns estúdios da Sony estão trabalhando, deixando material em aberto para showcases futuros.

”Horizon Call of The Mountain” Fonte: Divulgação SIE

Uma verdade incontestavel é que em 2023, o PlayStation 5 tem vivido da qualidade de seus parceiros third-party. Fora MLB The Show 23, uma franquia anual e multiplataforma, a PlayStation Studios não publicou nada até que não seja para o PSVR2, e nem deve publicar tanta coisa assim até o fim de 2023. Quem segurou o ano no software até agora foram jogos como Hogwart’s Legacy, Resident Evil 4, Jedi Fallen Order e projetos com acordo de exclusividade como Forspoken e o vindouro Final Fantasy XVI, que deve aparecer aqui, oferecendo finalmente a prometida demo do jogo para os usuários de PS5.

Estas parcerias importantes obviamente também marcarão presença no showcase. Como mencionado, o lançamento de Final Fantasy XVI é iminente, e isso abre portas para a próxima parceria entre Square-Enix e Playstation: Final Fantasy VII: Rebirth. Acho plausivel esperar mais um teaser abrindo a divulgação deste que deve ser um dos grandes titulos do PS5 em 2024.

Seguindo nas parcerias Japonesas, o anunciado remake de Silent Hill 2 também deve aparecer, principalmente porque existe um falatório atrás das cortinas que esse é um jogo que está planejado ainda para 2023. Existe uma expectativa de presença expandida da Konami, anunciando projetos de outras franquias também, principalmente algo de Metal Gear. Os rumores apontam em um remake de Snake Eater liderado pela Virtuos, estúdio Chinês conhecido por trabalhar em jogos de basicamente todas as empresas grandes e médias do mercado. Acho bem provável que vejamos esse anúncio, mas pararia as novidades da Konami por ai. Castlevania deve ficar pra outro momento.

Capcom sempre marca presença nas transmissões da Sony, então imagino que ela trará mais um trailer de Street Fighter 6, mas eu gostaria mesmo de finalmente ver mais de Pragmata, jogo anunciado no PlayStation Showcase de 2020. Na época, esse jogo era a primeira nova IP anunciada pela Capcom desde Dragon’s Dogma em 2012, e é por isso que ele é um projeto tão curioso.

”Silent Hill 2” Fonte: Divulgação Konami

Saindo dos parceiros Japoneses, indo para os Ocidentais, existe uma grande comoção na internet para que a Rockstar apareça anunciando GTA 6 durante essa transmissão, mas pessoalmente acho improvável. Anúncios de jogos como esse são eventos próprios por si só, e não vejo tanto interesse do estúdio de dividir o momento com esses outros anúncios. E pelo tamanho que a franquia se tornou com o quinto jogo, acho que outras publishers e estúdios também não devem querer disputar essa atenção.

Acredito que existem outros candidatos melhores para compartilharem suas novidades nesse show. A Warner que se beneficiou muito dessa parceria em Hogwart’s Legacy pode aproveitar essa oportunidade para promover ainda mais o recém anunciado Mortal Kombat 1, ou introduzir o gameplay do jogo da Mulher-Maravilha que esta sendo feito pela Monolith. E eu apostaria até mais nessa segunda opção.

Mas quem eu quero ver mesmo aqui é uma empresa que tem se aproximado cada vez mais da PlayStation, que é a Epic Games, mais especificamente novidades vindo do seu braço de publicação. Aproximadamente três anos atrás ela anunciou seus primeiros acordos para financiamento e publicação de jogos de estúdios independentes, incluindo projetos com Remedy e genDesign. No caso do primeiro, já sabemos que Alan Wake II é esse jogo, e existe uma promessa de lança-lô esse ano. Acredito que veremos esse jogo aqui.

No caso do novo jogo dirigido por Fumito Ueda, ainda não sabemos de nada do projeto, e visto a história e relação que ele tem com a marca PlayStation, acho que esse poderia ser o local ideal para essa revelação. Acredito que seria uma forma de resgatar um pouco daquele sentimento da antiga Sony e misturar aqui com esse perfil da última década, onde os blockbusters dominaram ainda mais o cenário da empresa.

Esses showcases servem esse propósito de manter seu publico engajado de diversas formas, e depois de tanto tempo sem um desses, acredito que eles o trouxeram de volta porque tem esse sentimento de que irão agradar e atrair os olhares pra sua plataforma de forma bastante positiva. Veremos se eles atenderão as grandes expectativas.